Decreto municipal adota protocolos da bandeira vermelha em Pinheiro Machado

Foto: Reprodução/Internet

O Executivo Municipal de Pinheiro Machado lançou novo decreto que estabelece medidas de enfrentamento ao Coronavírus. De acordo com o mapa definitivo da 32ª semana de Distanciamento Controlado a R21, região de Pelotas, está na classificação de bandeira preta (risco altíssimo de contágio para o vírus). O decreto já está em vigor nesta quarta feira (16) e determina a aplicação dos protocolos da bandeira vermelha em regime de cogestão regional.

Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até às 22h, sendo facultativo o funcionamento no final de semana. É responsabilidade do estabelecimento manter as medidas de distanciamento entre os clientes no interior do estabelecimento, assim como nas filas que estiverem fora do prédio aguardando atendimento. O número de clientes permitido é de acordo com a classificação do comércio, pequeno, médio e grande porte.

É obrigatório a disponibilização de álcool 70% para os clientes sempre ao entrar no estabelecimento, o colaborador que apresentar sintomas gripais deve ser afastado imediatamente para avaliação em consulta médica e trabalhadores enquadrados no grupo de risco devem ser afastados.

Os postos de combustíveis deverão disponibilizar serviços de abastecimento, com no máximo três funcionários no atendimento ao público, sendo que as lojas de conveniências poderão funcionar atendendo somente um cliente no interior da loja, não sendo permitido o consumo no próprio local.

O decreto proíbe ainda a abertura de igrejas, templos de qualquer fé ou credo, e a realização de cultos e sessões religiosas. Porém fica permitida a transmissão na modalidade online que poderão ser realizadas somente com a participação de até cinco pessoas, utilizando máscara de proteção e obedecendo ao distanciamento social de dois metros.

Também fica proibido a abertura de parques, a realização de remates e atividades campeiras e torneios de laço durante a vigência do decreto.

No boletim divulgado na terça-feira (15) foram registrados 30 casos ativos da Covid-19, todos em isolamento domiciliar no município. Outras 24 pessoas aguardam o resultado de exames laboratoriais, em acompanhamento se encontram 113 pessoas, por apresentarem sintomas gripais ou contato com paciente positivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome