Pinheiro Machado: Presidente do Legislativo afirma que Câmara mantém uma relação harmoniosa com o Executivo em prol da comunidade

Após 13 anos afastado da política, Cássio Câmara (Progressistas) destaca que decidiu voltar para contribuir ainda mais com a comunidade pinheirense. (Foto: Divulgação)

Em janeiro de 2023, o vereador Cássio Câmara Garcia (Progressistas) assumiu a presidência da Câmara de Vereadores em Pinheiro Machado. Eleito para o segundo mandato, o parlamentar conta que a ligação com a política vem de berço, porém, ficou afastado da política por 13 anos e, retornou em 2020 por acreditar que era chegado o momento de contribuir com o município através da legislatura.

Ao ser questionado sobre a relação dos poderes Legislativo e Executivo, Câmara explica que a relação tem priorizado o desenvolvimento do município. “O trabalho do Legislativo tem acontecido de forma harmoniosa junto ao Executivo e tem por objetivo beneficiar a comunidade em geral, visando o bem comum de todos. Sabemos que quando não há entendimento entre Executivo e Legislativo sempre quem perde é a comunidade”, afirma.

Aliado político do prefeito, Câmara está sempre atento às demandas do município e busca apresentar alternativas que possam contribuir para solucionar os problemas. Como produtor rural, conhece as necessidades do homem do campo e as dificuldades que o produtor enfrenta para produzir e comercializar seus produtos. “A gestão municipal tem que estar atenta aos diversos setores do município buscando atender as prioridades de cada uma”, declara.

Desde que assumiu a presidência da Casa, o vereador tem afirmado que a responsabilidade de conduzir o Legislativo é muito grande e prometeu que junto aos colegas vai trabalhar para ajudar a conduzir o município no caminho certo. “Somos uma equipe unida, sou fã dos meus colegas, cada um tem sua maneira única de trabalhar e busco junto a eles tomar as decisões de forma equilibrada e justa”, pontua.
Desde o início do mandato o progressista tem buscado respostas junto aos órgãos responsáveis sobre os problemas diários da população. Uma das principais pautas debatidas pelo parlamentar é o fornecimento de energia elétrica no município e o serviço prestado pela Equatorial. “Tenho buscando constantemente informações junto a CEEE Equatorial sobre as oscilações e quedas frequentes de energia que causam diversos transtornos e prejuízos para a comunidade”, destaca.

O vereador explica que apesar da empresa prometer melhorias e agilidade nos serviços, o resultado ainda não atingiu o desejável. “Antes da privatização já tínhamos problemas, porém o acesso era mais rápido e prático. Atualmente, a demora é muito maior e o consumidor vai acumulando prejuízos gigantescos pelo desabastecimento de energia”, cita.

“Em contato direto com a comunidade ouço os mais diversos relatos sobre essa questão e uma das queixas frequentes é o valor da tarifa que não reduz mesmo quando o consumidor fica vários dias sem energia. As pessoas pagam por um serviço e não usufruem como deveriam”, lamenta.

Em contato com a Equatorial, no mês de março, o vereador solicitou o aumento de funcionários pra atender o município e o retorno do regulador de voltagem para controlar as oscilações que causam danos nos equipamentos elétricos e eletrônicos.

As más condições da BR 293 são outro assunto pautado pelo vereador. “Este assunto é de extrema relevância, nossa BR tem sido palco de acidentes graves que já ceifaram tantas vidas. Além das más condições asfálticas e manutenção precária têm o problema dos trevos que são agravantes da situação. Já fomos a Porto Alegre, realizamos manifestação pacífica na BR e ainda não obtivemos a resposta desejada. Nossa meta é seguir lutando junto aos órgãos competentes até que o problema seja resolvido”.

Uma das pautas mais recentes que o parlamentar buscou estar junto viabilizando alternativas foi à violência das escolas. “De imediato, busquei junto com a colega vereadora Laura [Ratto (MDB)] ir até o Comando da Brigada Militar para solicitar medidas de proteção e guarnição nas escolas. A segurança na escola é um assunto que precisa ser discutido e aprofundado de forma efetiva para que vidas sejam preservadas”, salienta.

O vereador também falou sobre a necessidade de criar políticas públicas que trabalhem junto à comunidade para que todos estejam envolvidos e se sintam responsáveis pelo exercício da paz. “O discurso de ódio que vem sendo disseminado entre os jovens precisa ser vencido com atitudes que gerem na sociedade um espirito solidário, menos individualizado e contemple o maior número de pessoas. Vamos seguir trabalhando e discutindo alternativas funcionais para implantar nas escolas e grupos sociais”, projeta.

Ao finalizar, salientou que está sempre pronto para ouvir os pinheirenses e o trabalho como presidente da Casa prioriza as pessoas. “Meu trabalho como legislador é contribuir para o desenvolvimento do município em todos os âmbitos, atuo junto aos meus colegas em favor da comunidade. Para estar à frente do Legislativo é preciso acreditar no potencial de Pinheiro Machado, acreditar nas pessoas e saber que juntos somos mais fortes. Estamos vivendo uma nova fase onde o município, aos poucos, está sendo recuperando, voltando a crescer”, concluiu.

Conheça o presidente do Legislativo
Cássio Câmara Garcia é natural de Pinheiro Machado. Em 2004, concorreu pela primeira vez ao Legislativo sendo eleito com 486 votos. Em 2012, atuou como chefe de gabinete. Na eleição de 2020, concorreu pela segunda vez ao cargo de vereador pelo Partido Progressistas e foi eleito com 260 votos.

Cássio é filho do vice-prefeito, Carlos Eduardo Garcia (Funfa) e neto do prefeito Justino Leon Garcia, líderes políticos que tiveram uma trajetória no município, ambos já falecidos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome