O Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado (SIMPIM) realizou um coquetel de inauguração da sede própria no dia 28 de outubro. O sindicato foi fundado em 1994 e, até então, dependia de prédios alugados para se estabelecer. O ato inaugural foi realizado no Dia do Servidor Público.
Márcio Garcia, presidente do Simpim, falou sobre as dificuldades enfrentadas desde o início da gestão. “Passamos por diversas dificuldades desde que resolvemos encarar o desafio. O Simpim tinha um prejuízo acumulado enorme, dívidas de sócios, repasses a mais de seis meses atrasados, comércio conveniado sem receber. Ninguém mais acreditava no Simpim. O primeiro ano de gestão foi para organizar as contas da instituição, estancar as sangrias e organizar as finanças. O descrédito da instituição foi uma das dificuldades que enfrentamos quando ninguém mais acreditava no Sindicato”.
Garcia ressalta que além do ganho patrimonial, a instituição cresceu e ganhou credibilidade. “Tínhamos menos de duzentos sócios, atualmente são quase 400 e, esse número tem condições de aumentar, o município tem mais de setecentos servidores, entre ativos e inativos”.
Ao ser questionado sobre as prioridades do Simpim Garcia explicou que “a prioridade principal é lutar sempre pelos direitos e buscar melhorias para o servidor. Vamos continuar na luta para trazer novos convênios e serviços para nossos associados, entre eles, cooperativa de alimentos, convênio odontológico e tele medicina”.
Sobre o investimento na construção da sede, Garcia salientou que o gasto foi cerca de 120 mil, sendo que, 85 mil oriundos de recurso próprio e os outros 35 mil através de um empréstimo bancário. “Quero frisar que esse valor inclui mobiliário e outros gastos em infraestrutura, além da construção. O valor do empréstimo praticamente não impacta no orçamento por ser aproximado do valor que pagávamos de aluguel. Acredito que vamos quitar essa dívida bem antes do prazo acordado”, concluiu.
Evento contou com a presença dos membros da diretoria, sócios do sindicato, prefeito em exercício, Rogério Moura (PSB), vereador Cássio Câmara (PP), vereadora, Magda Afonso (PDT), vereador, Vilsinho Jorge (PP), o representante da Central dos Sindicatos Brasileiros do Rio Grande do Sul (CSB/RS), Sérgio Arnoud, o secretário de Saúde, Diego Moreira, assessor jurídico, Eduardo Mielke, secretária de Assistência Social, Vivian Alves, presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (SIMCA), Marcelo Belmudes.
A sede própria do Simpim está localizada na Rua Humaitá, nº 806. A construção de 100 metros quadrados conta com sala de reuniões, sala de convênios, sala jurídica, cozinha e banheiro.