Secretaria de Assistência Social promove encontro de mulheres em Pinheiro Machado

Evento foi realizado no prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso de Pinheiro Machado promoveu o encontro municipal de mulheres alusivo ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. O evento foi realizado no prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), localizado nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Durante o encontro, as mulheres participaram de diversas atividades orientadas pelos psicólogos Isadora Deamici e João Oliveira e pela acadêmica em Social Social, Thais Baumgartner. Os profissionais utilizaram técnicas simples que denotam a violência vivida pelas mulheres, muitas vezes, de forma silenciosa. Thais abordou técnicas que identificam o machismo estrutural na sociedade.

Segundo a assistente social, Juacema Costa, o encontro municipal foi proposto pela Rede Sul e serviu de instrumento para o 1º Seminário Regional de Políticas para as Mulheres do Extremo Sul.

“O encontro promoveu um espaço para as mulheres dialogarem, expor as suas demandas, tratar sobre o tema de forma clara e conhecer um pouco mais da realidade de cada grupo, buscando conscientizar as mulheres sobre a relevância do assunto”, ressaltou a assistente social.

O 1º Seminário Regional de Políticas para Mulheres e Meninas/RS acontece no sábado (3), das 9h às 17h, no Auditório Dom Antônio Zattera – UCPel, em Pelotas. Para participar é necessário realizar a inscrição no seminário através do link https://forms.gle/UPML7ygVKrtau2mT8.

A Assistente Social explica que, além de preencher o formulário da inscrição, é necessário responder o questionário com seus dados para um breve levantamento do perfil do público desta região. O questionário deve ser acessado através do link https://forms.gle/ck17MLLd21jsYZMf9.

“Após a inscrição, as mulheres devem procurar a Secretaria de Assistência Social para tratar sobre o transporte que será disponibilizado a todas”, esclareceu a assistente social.

O seminário vai abordar diversos eixos temáticos, entre ele, Prevenção e Enfrentamento ás Violências do Gênero e Raça, Saúde Integral das Mulheres e Meninas, Trabalho: Geração de Renda/Autonomia, Participação das mulheres nos espaços de decisão e poder e Educação Inclusiva e antirracista para a igualdade e diversidade. O ingresso pode ser adquirido por meio do entrega de 1 kg de alimento não perecível.

O encontro contou com a presença do prefeito municipal Ronaldo Madruga (Progressistas), so vice-prefeito Rogério Moura (PSB), da secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Moreira Alves, vereadoras Laura, Ratto (MDB), Magda Afonso (PDT) e Elisete Baldez (PP), a secretária da Educação, Jaqueline dos Santos, o padre Júnior Conrado, profissionais da saúde, professores e mulheres de vários segmentos da sociedade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome