Pinheiro Machado recebe atividades alusivas ao Dia de Luta Antimanicomial

Atividade percorreu ruas do município. (Foto: Divulgação)

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Pinheiro Machado realizou na sexta-feira (20), uma tarde de atividades alusivas ao dia da Luta Antimanicomial, visando a conscientização da comunidade em relação ao tratamento e atenção com a saúde mental.

A Luta Antimanicomial tem como principais objetivos propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental e questionar as relações de estigma e exclusão social e cultural estabelecidos para as pessoas que vivem com os transtornos mentais.

O movimento procura conscientizar a sociedade que as pessoas com transtornos mentais não representam uma ameaça; afinal, é preciso compreender os problemas mentais não como estigma, mas como um modo alternativo de enxergar e estar no mundo.

As atividades em celebração a data tiveram início com uma caminhada saindo do prédio do Centro de Atenção Psicosicual (CAPS) até a Praça Central Angelino Goulart onde foi realizado um aulão com atividades físicas e danças.

(Foto: Divulgação)

A enfermeira Melissa Recalde salientou a importância da realização das atividades visando esclarecer a população sobre o assunto. “A equipe de profissionais do Caps está lá para conversar sobre a luta antimanicomial e também sobre os serviços prestados no Centro de Atenção Psicossocial. O que cura não é só a medicação, mas sim a pessoa ser escutada, ser vista, ser valorizada, além de acreditar na sua própria capacidade. E não é através de uma internação que ela vai conseguir isso. Todas as pessoas que frequentam serviços de Saúde Mental precisam de atenção especial e não de punição”, disse.

Segundo a enfermeira, o paciente com problemas mentais precisa ser estimulado a exercitar sua cidadania, visando fortalecer os laços familiares e sociais e nunca se isolando, como antes era feito. “Essa é uma luta que busca oferecer às pessoas com transtorno mental grave um tratamento em liberdade, com dignidade, respeito, amor e muito compartilhamento”.

Pinheiro Machado conta com o CAPS Cacimbinhas situado à rua Gervásio Tavares, nº 684, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. O Centro atende todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os casos de uso de substâncias psicoativas. Para entrar em contato via telefone basta entrar em contato por meio do telefone (53) 99954-5014.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome