Na quarta-feira (1), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Júlio Moreira, e o Coordenador da Regional Sul, Juca Peres, participaram da solenidade de lançamento do Auxilio Emergencial SOS Estiagem pelo Governo do Estado, no Palácio Piratini em Porto Alegre.
Moreira ressaltou que houve varias mobilizações reivindicando socorro a agricultura familiar para amenizar os prejuízos da estiagem. “Fizemos o empenho de estar presente valorizando esta conquista da Fetag/RS e dos Sindicatos para agricultura familiar” salienta o presidente.
O benefício será destinado aos agricultores familiares que tenham Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ativa em 1º de fevereiro de 2022, com comprovação de renda bruta anual de até R$ 100 mil. Cerca de 50,8 mil famílias se enquadram nesses requisitos, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o auxílio emergencial era fundamental e urgente e foi solicitado desde janeiro. “Agora precisamos trabalhar em parceria com as entidades, prefeituras e governo estadual para do Estado para superar a burocracia e liberar o pagamento com maior brevidade possível. Mais uma conquista da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que solicitaram a medida e cobraram a sua execução”.
A medida foi apresentada ao governo estadual pela Fetag-RS e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais como forma de amenizar os prejuízos para as famílias de diversas partes do Estado que viram sua produção se perder e somatizaram grandes perdas financeiras.