1ª Feira da Mulher Empreendedora é realizada em Pinheiro Machado

Feira ocorreu na Praça Central do município. (Foto: Divulgação)

A Praça Central de Pinheiro Machado recebeu, na sexta-feira (29), a 1ª Feira da Mulher Empreendedora.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso juntamente com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realizou a 1ª Feira da Mulher Empreendedora na Praça Central.

A secretária Vivian Alves agradeceu a parceria da pasta de Indústria, Comércio e Turismo e frisou que, em breve, apresentará projeto ao governo municipal buscando que a feira seja realizada em ao menos um domingo por mês. “Gostaria, neste momento, de lançar um desafio ao governo, para que em um domingo por mês a feira ocorra na Praça Central”, disse.

Na ocasião, também foi realizada uma roda de conversa para debater sobre as políticas públicas das mulheres. “As políticas públicas são importantes para a prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres. Nossa atividade contou com o ônibus Lilás da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, permitindo que as mulheres pinheirenses tivessem acesso, durante todo o dia, a assistente social e a psicóloga para sanar dúvidas. Também estamos trabalhando para colocar em prática o projeto Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, completou.

Sobre as políticas públicas para as mulheres vítimas de violência doméstica, o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), salientou a importância e necessidade de atendimento a esse público. “Muitas vezes elas não acham amparo, têm muitos filhos e são vítimas todo tempo de agressão, porque dependem economicamente do marido. Esse tema precisa ser levado para dentro das escolas, pois as mesmas possuem psicólogos, para buscar as crianças que vivem esse sofrimento e fazer um trabalho junto a assistente social e a saúde visando reverter essa situação e tirar essas mulheres desta situação crítica e lamentável”, relatou.

Madruga também salientou que os filhos, ao vivenciarem essas situações, se tornam indivíduos que muitas vezes vão apresentar problemas na sociedade. “O trabalho de prevenção é muito importante, estamos investindo na educação com projetos onde os alunos possam passar mais tempo dentro das escolas, justamente para poder mudar essa realidade”.

Ainda sobre a violência contra as mulheres, a delegada de Polícia Civil de Pinheiro Machado, Alexandra Carolina Pérez Sosa, ressaltou a necessidade das atividades itinerantes. “Acredito muito nas atividades itinerantes e sempre falo, repressão e prevenção caminham juntas. Em todo este tempo de serviço prestado, sempre conversei com muitas vítimas e um dos maiores problemas era a falta de confiança, autoestima e de independência financeira. Tanto que às vezes as mulheres estão machucadas, há anos sofrendo violência e elas pedem para não prender o agressor, em razão de terem filhos e não sabem o que fazer”, destacou.

Segundo o vice-prefeito Rogério Moura (PSB), a chefe de gabinete Lóren Ferreira está trabalhando pela busca da implementação da patrulha Maria da Penha nos municípios que compõem o consórcio do Cideja. “Participamos de audiência em Porto Alegre e os próximos passos serão com os comandantes de Bagé e de Pelotas, para que ações da Patrulha Maria da Penha sejam realizadas em Pinheiro Machado”, enfatizou.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome