Durante o período de pandemia, a escola precisou criar novos meios de ensino que foram adaptados de acordo com a realidade dos alunos. Considerando que houve uma grande defasagem no aprendizado durante os dois anos, a secretaria de Educação de Pinheiro Machado implantou o Projeto de Reforço Escolar nas escolas municipais para os anos iniciais. O objetivo é resgatar a aprendizagem estimulando o aluno durante as aulas de reforço.
A secretaria de Educação, Jaqueline dos Santos, ressaltou que o projeto está sendo implantado gradativamente. “Hoje, todas as escolas da rede municipal de ensino, com alunos de 1º a 5º ano, já estão dentro do projeto. Queremos, em breve, abrir processo seletivo para contratação de professores de língua portuguesa para disponibilizar reforço também na disciplina, pois [durante] os dois anos que os alunos ficaram afastados das salas de aula, criou-se uma lacuna grande na aprendizagem”.
O projeto é extensivo também às escolas da zona rural. As escolas Ana Tereza da Rosa, São João Batista e José Ermírio de Moraes também vão contar com reforço escolar em matemática.