O Executivo de Pinheiro Machado divulgou um novo decreto que suspende as aulas presenciais em todo o município e regulamenta atividades escolares a distância.
O ano letivo começará oficialmente por meio de cerimônia virtual na segunda-feira (8). No período de 9 a 12 de março, os professores deverão comparecer presencialmente nas escolas, conforme escala feita pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto (Smec), cada um em seu respectivo turno de trabalho, respeitando o distanciamento social e seguindo todos os protocolos de saúde, a fim de organizar o início das atividades.
A partir do dia 10 de março, iniciam-se os plantões presenciais de professores nas escolas, comparecendo um número reduzido de professores na escola, ficando estabelecido que cada um ocupará uma sala de aula individual. Serão disponibilizados os recursos para higienização e cuidados sanitários.
Os plantões presenciais têm por objetivo oportunizar espaços para a construção dos planejamentos necessários à elaboração das atividades escolares e, da mesma forma, receber, corrigir e avaliar as atividades não presenciais encaminhadas aos alunos, sob a orientação das coordenadoras pedagógicas das escolas.
Os servidores que se encontrarem enfermos ou integrarem o grupo de risco, assim como aqueles com suspeita de contaminação pelo coronavírus, deverão apresentar às diretoras da sua respectiva escola laudo médico com CID atestando sua condição e a necessidade de afastamento do serviço presencial no prazo de 48 horas.
A partir de 15 de março inicia as aulas remotas e a entrega das atividades não presenciais, inclusive nas escolas da Educação Infantil, conforme cronograma estipulado pela Smec.