Pinheiro Machado recebe Chama Crioula

O Acendimento e distribuição da Centelha Farroupilha aconteceu no município de Jaguarão no dia 4 de setembro. (Foto: Aline Martins)

Pinheiro Machado recebeu a tradicional Chama Crioula na quinta-feira (9), em cerimônia conduzida pelo Poder Legislativo. Na oportunidade, estavam presentes o Vice-prefeito, Rogério Moura, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Costa, os Vereadores Profª Magda Afonso e Renato Rodrigues, o patrão do CCTG Lila Alves Renan Rosa, entre outros tradicionalistas. A chama crioula foi recebida no Monumento da 21ª Região Tradicionalista, na Praça Central Angelino Goulart pelo vice-prefeito, Rogério Moura.

O Acendimento e distribuição da Centelha Farroupilha aconteceu no município de Jaguarão no dia 4 de setembro. 

Segundo Moura, essa é a 41ª edição da Chama Crioula de Pinheiro Machado. “Este ano a chama homenageia Anita Garibaldi pelos 200 anos de seu nascimento tendo como título Os Caminhos de Anita,” salientou.

Na busca da chama os cavalarianos tinham previsão de percorrer 160 quilômetros. “Em virtude da chuva forte e uma enchente grande tivemos que percorrer mais 50 quilômetros e adiar a chegada que estava prevista para o dia 8”, explicou Moura.

Participaram do trajeto 21 cavalarianos, entre eles, os tradicionalistas Jerson Farias, José Delmar Pinheiro e Neider Pires, os quais participam da busca da chama desde a primeira edição. A cavalgada também teve presença feminina representando Anita Garibaldi, seis mulheres fizeram todo trajeto a cavalo. Outras 18 pessoas acompanharam como equipe de apoio.

O pequeno Mathias, de 3 anos, acompanhou a cavalgada e fez boa parte do percurso montado no petiço de estimação. Ao ser convidado pela mãe para descansar no caminhão sempre recusava afirmando: “o petiço é meu amigão”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome