Comitiva da 42ª Feovelha cumpre agenda em Porto Alegre para divulgar edição de 2026

Grupo foi liderado pelo presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulinho Alves; a coordenadora do evento, Vivi Alves; e a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sandra da Silva. (Foto: Divulgação)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Uma comitiva de Pinheiro Machado esteve em Porto Alegre na terça-feira (13) para divulgar a 42ª edição da Feovelha e reforçar o apoio institucional e financeiro à feira, prevista para 2026. A agenda incluiu visitas a órgãos do governo estadual, entidades de classe e instituições financeiras.

O grupo foi liderado por representantes do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, entre eles o presidente Paulinho Alves e a coordenadora do evento, Vivi Alves, além da secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sandra da Silva. Também integraram a comitiva as soberanas adultas Carolina Moreira Luiz, Jaqueline Mello e Raissa Martins Kaist, e a mini corte formada por Alice Mayumi Alves Machida, Helena Côrrea Bandeira e Hellena Cassel, acompanhadas pelas mães.

Durante a agenda, a comitiva percorreu diferentes instituições públicas e privadas com o objetivo de consolidar parcerias estratégicas para a realização da feira, tradicionalmente associada à ovinocultura e à identidade de Pinheiro Machado, conhecida como “Terra da Ovelha”.

No Palácio Piratini, o convite oficial para a Feovelha foi entregue ao secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim. No gabinete do vice-governador, o grupo foi recebido pelo secretário executivo Clair Kuhn. As pautas relacionadas ao setor produtivo e ao desenvolvimento rural foram tratadas em reuniões com o secretário adjunto da Agricultura e Pecuária, Marcio Madalena, e com o subsecretário de Irrigação, Márcio Amaral, além de encontro com o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Edmilson Pedro Pelizari, ocasião em que a comitiva agradeceu o apoio à Feira do Sabor Gaúcho.

A programação incluiu ainda visita ao secretário de Turismo, Ronaldo Santini, para agradecimento pela parceria em edições anteriores da Feovelha. Os secretários Juvir Costella (Logística e Transportes) e Gilmar Sossela (Trabalho e Desenvolvimento Profissional) também receberam o convite oficial para o evento. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a comitiva foi recebida pelo assessor do secretário adjunto, Bruno Castro.

Além da divulgação

Na Assembleia Legislativa, o grupo esteve com o deputado estadual Ernani Polo, a quem agradeceu pelo apoio prestado à entidade e à feira durante sua atuação como secretário estadual.

A viabilidade econômica da Feovelha também foi tema de reuniões com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e com a equipe do Banrisul Consórcio, com a reafirmação da parceria mantida ao longo das edições do evento.

Na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a feira foi apresentada em coletiva de imprensa. A comitiva foi recebida pelo assessor especial da presidência, Rodrigo Rizzo, que destacou a importância do evento para o setor. Já na Emater/RS-Ascar, o presidente Luciano Schwerz e o diretor Alexandre Durans confirmaram a continuidade da parceria técnica ao longo do ano.

“As nossas soberanas e a mini corte despertaram a atenção por onde passavam, divulgando com orgulho a tradição e o potencial produtivo de Pinheiro Machado”, afirmou o presidente do Sindicato Rural, Paulinho Alves.

Segundo a coordenadora da Feovelha, Vivi Alves, a visita anual à capital tem como objetivo reforçar o convite às autoridades para a abertura oficial do evento, marcada para o dia 30 de janeiro, às 14h, além de entregar a programação completa da feira.