A pandemia de Covid-19 causou impacto em todo o sistema de saúde do Brasil e do mundo, gerou incertezas, sobrecarga em hospitais e transformações permanentes na área. Durante esse momento difícil, o cargo de Técnico em Enfermagem ficou em evidência devido à grande necessidade de apoio na linha de frente contra o vírus. A profissão foi uma das mais requeridas pelo mercado em 2020 e 2021, de acordo com a plataforma Catho. Presença que permanece sólida, pois segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem, em dezembro de 2022, o profissional já representava 59,2% de todo o setor da enfermagem.
A docente do curso Técnico em Enfermagem do Senac Pelotas, Marjoriê Mendieta salienta que após a pandemia, em uma visão geral, a sociedade passou a reconhecer melhor a importância dos profissionais da saúde. “Isso aconteceu decorrente da exposição sobre a profissão na mídia e até mesmo pela própria percepção da população que passou a frequentar com maior frequência os serviços de saúde”, ressalta.
Sobre o mercado de trabalho, a especialista conta que o técnico em enfermagem já possuía anteriormente muitas oportunidades de inserção, mas que novas possibilidades surgiram. Marjoriê observa que muitos alunos recém-formados egressos do Senac, concluíram o curso e em seguida conquistaram a sua primeira vaga, situação que se tornou recorrente durante e após a pandemia. “Muitas vagas eram temporárias, no entanto, pude notar que a maioria dos egressos, permaneceram empregados”, afirma.
A área da enfermagem no nível técnico tem diversas opções de direcionamento profissional, mas com o impacto do Coronavírus novos campos de atuação foram incluídos. “As possibilidades de atuação do técnico em enfermagem são inúmeras. Além dos hospitais, pode atuar em vigilância da saúde, clínicas de vacinação, clínicas geriátricas, unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial, ambulatórios, laboratórios de análises clínicas, laboratórios de imagem, creches, clínicas estéticas, home care, empresas – no âmbito da enfermagem do trabalho, dentre outros”, informa.
Outro ponto a destacar é o processo de trabalho da profissão que sofreu mudanças para se adequar à nova realidade pandêmica que requer atenção, pois os profissionais técnicos em enfermagem precisam atender aos pacientes, mas também zelar por sua segurança, mesmo após o pico dos casos de infecção. “Diante do grande acometimento de profissionais da enfermagem pela própria Covid-19, os quais foram os mais atingidos, exatamente por estarem na linha de frente assistencial, percebo uma mudança na maneira de trabalhar. Esta mudança se refere a maior organização, maior busca por capacitação, e também uma cooperação em equipe mais fortalecida”, finaliza.
Para os interessados em se capacitar na área, o Senac Pelotas está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.senacrs.com.br/pelotas. Mais informações pelo telefone (53) 3225-8889 ou pelo Whatsapp (53) 9917-63345. O Senac Pelotas está localizado na Rua Dom Pedro II, 901, no bairro Centro.