Depois de cerca de três meses de Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o Ministério da Saúde anunciou o prazo final para imunização dos grupos prioritários na próxima terça-feira, dia 30 de junho. A data, também foi escolhida pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização de uma força-tarefa no município, batizada de dia “D” contra o vírus Influenza.
A proposta da SMS é, além de atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a população que faz parte dos oito grupos considerados prioritários – crianças de até seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, adultos com idade entre 55 a 59 anos e professores -, criar três pontos extras de vacinação em diferentes locais da cidade.”Nossa ideia é focar principalmente naquelas categorias que ainda não alcançaram a meta, com destaque para as crianças e adultos de até 59 anos, que não chegaram aos 50% do total que precisa ser vacinado”, explica a enfermeira responsável pela ação, integrante da Vigilância Epidemiológica municipal, Cândida Silveira Rodrigues .
Os pontos volantes irão funcionar: no estacionamento do Shopping Pelotas – das 10h às 18h, no Largo de Portugal e no Parque da Associação Rural – das 8h às 17h.
Resultados parciais
Até esta quarta-feira (24), Pelotas vacinou 103.022 pessoas contra o vírus causador da gripe, sendo que desse total, 77.986 pessoas fazem parte dos oito grupos definidos como prioridade na imunização, o que perfaz 80,9% da meta local estabecida para a campanha deste ano. O índice de cobertura vacinal atingido pelo município está abaixo, inclusive, do alcançado pelo país – 84% de vacinação dos grupos prioritários, o que corresponde a 58 milhões de pessoas imunizadas, conforme o Ministério da Saúde.
Em Pelotas os idosos são o público com a maior cobertura vacinal – 48.653 pessoas, representando 97,4% da meta determinada pela Vigilância Epidemiológica. Os professores alcançaram 96,1% do total de imunizações previstas para essa campanha, com 2.461 profissionais vacinados. Já os trabalhadores em saúde somam, até agora, 16.119 pessoas imunizadas, um percentual de 85,2% do total da categoria. A vacinação de indígenas superou a expectativa, alcançando 145,4% do objetivo pretendido para 2020.
A Vigilância Epidemiológica registrou, ainda, a aplicação de 4.881 doses da vacina da gripe para os seguintes grupos:
• Presos – 599 doses;
• Funcionários do Sistema Prisional -151 doses;
• Policiais Militares e Civis – 2.202 doses;
• Caminhoneiros – 1.135 doses;
• Trabalhadores do transporte coletivo – 613 doses;
• Trabalhadores portuários – 181 doses.
De março, início da campanha, até agora, o município também vacinou 20.155 cidadãos que integram o grupo de pessoas que apresentam alguma comorbidade, como doenças crônicas, entre elas, problemas respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos e neurológicos.