Santa Casa de Pelotas inaugura máquina de ressonância magnética

Equipamento foi adquirido com recursos destinados pelo TJR-RS e será usado para atendimento de pacientes do SUS. (Foto: Álvaro Guimarães/JTR)

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (10), a cerimônia de inauguração da nova máquina de ressonância magnética da Santa Casa de Pelotas. O equipamento, avaliado em R$ 5,6 milhões, foi adquirido com recursos destinados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) em convênio com o governo do Estado. A cerimônia contou com a participação do governador Eduardo Leite (PSDB), do presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, da desembargadora Íris Nogueira, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

“Celebramos o início de um novo ciclo na nossa instituição. Sabemos que a fila de espera para exames de alta complexidade, como a ressonância magnética, é um desafio que afeta muitas famílias, pessoas que aguardam ansiosas por um diagnóstico preciso e que pode definir o início de um tratamento e até salvar vidas. Com a chegada deste equipamento, damos um passo significativo na redução deste tempo de espera”, declarou o provedor do hospital, Ângelo Fernando Ortiz da Silva.

Conforme Silva, o equipamento de última geração é dotado de tecnologia de ponta com qualidade superior de imagens, além de dimensões maiores que permitem exames em pessoas obesas, claustrofóbicas e crianças com acompanhantes. A expectativa é de que com a nova máquina seja possível realizar até 450 exames por mês.

Durante o evento, também foi assinado um convênio entre o governo do Estado e a Beneficência Portuguesa para a compra de um angiógrafo. O investimento é de R$ 2,8 milhões.

Governador destaca parceria

Em seu discurso, Leite lembrou as dificuldades enfrentadas com a falta e atrasos de repasses do governo do Estado na época em que foi prefeito de Pelotas, destacou o trabalho realizado desde seu primeiro mandato para organizar as contas da Secretaria de Saúde e enfatizou a importância da parceria com o TJRS.

“Estamos celebrando uma parceria fundamental com o Tribunal de Justiça, que faz um gesto de solidariedade a partir do entendimento de sua gestão de que, além de cuidar do que é sua obrigação natural, percebe que pode ajudar ainda mais a comunidade e avança através deste projeto para alcançar recursos que melhoram os serviços na forma de investimentos para aquisição de equipamentos como esse, seja na forma de ampliação do custeio em vários serviços críticos na área da saúde e isso me deixa muito confiante com o futuro do RS, sobretudo pela capacidade de superar desafios e de convergência para o bem da população”, declarou.

Homenagem

Como forma de reconhecer o empenho da desembargadora Íris Nogueira, ex-presidente do TJRS, na viabilização da compra da nova máquina de ressonância magnética, a direção da Santa Casa decidiu batizar a sala onde o equipamento foi instalado com o nome dela. A homenagem emocionou a magistrada, que nasceu em Pelotas e na Santa Casa. “As instituições estão aí, os poderes constituídos, a iniciativa privada e são tudo pessoas, é tudo gente, são seres humanos e temos que ter nosso olhar voltado para isso. A preocupação do Judiciário gaúcho com a saúde é porque recebemos diariamente milhares de ações de pessoas que buscam atendimento em saúde. Queremos, então, atender da melhor forma e, então, se podemos ajudar antes que o paciente tenha que procurar o Judiciário, queremos fazer isso e temos esse olhar sobre o cidadão e estamos aqui para isso, senão não temos razão de ser”, afirmou.

Cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), do presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, da desembargadora Íris Nogueira, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), além de outras autoridades locais. (Foto: Paulo Rossi/Simers)
Como forma de reconhecer o empenho da desembargadora Íris Nogueira, ex-presidente do TJRS, na viabilização da compra da nova máquina de ressonância magnética, a direção da Santa Casa decidiu batizar a sala onde o equipamento foi instalado com o nome dela. (Foto: Álvaro Guimarães/JTR)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome