Pelotas tem novo decreto de enfrentamento à pandemia

Prefeita Paula Mascarenhas (Foto: Arquivo/Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas)

Em transmissão de vídeo realizada nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas, na quarta-feira (13), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou um novo decreto municipal 6.276, passando a valer no mesmo dia. De acordo com ela, as alterações foram baseadas no decreto estadual, em vigência desde a segunda-feira (11).

“Pelotas recebeu a bandeira laranja, o que significa alguns protocolos específicos nos diversos segmentos de atividades profissionais”, esclareceu.

Com isso, academias de ginástica e atividades esportivas individuais poderão voltar com restrições, como por exemplo, fechamento de vestiários para banho e apenas um aluno por professor, respeitando o distanciamento. Ainda, alunos que praticam esportes de lutas deverão ter atendimento individualizado. Já clubes de futebol e utilização de ginásios para esportes coletivos continuam com as práticas esportivas vedadas.

Na oportunidade, a chefe do Executivo falou que ficou vetada todas as atividades de utilização de mão de obra de fora do Rio Grande do Sul ou de municípios do estado com situação mais gravosa, definidos como bandeira vermelha, seja para os profissionais atuarem ou residirem na cidade. “Neste momento, para ter mais segurança na saúde, precisamos impedir essa vinda”, comentou.

Em relação aos cultos religiosos, a restrição de, no máximo, 30 pessoas, ficou mantida. Segundo a prefeita, a decisão é para evitar possíveis aglomerações. Além disso, referente ao retorno das aulas na rede privada, ela disse que o município aguarda a nova determinação do governo do Estado.

Recomendação
Durante a transmissão, a prefeita fez a sugestão de que seja realizada a aferição de temperatura com termômetro digital infravermelho quando trabalhadores, clientes e frequentadores ingressarem em estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços. Desta forma, pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus não entrarão no local e poderão ser orientadas a procurar atendimento médico.

Distanciamento controlado
Aderindo ao sistema estadual de distanciamento controlado, continua proibido o funcionamento de estabelecimentos educacionais privados, de casas noturnas, teatros, cinemas, boates, salões de eventos e do Pop Center.

Desde o dia 23 de abril, grande parte do comércio pelotense voltou a prestar serviços, atendendo regras específicas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome