A prefeita Paula Mascarenhas voltou a se reunir com os gestores dos sete hospitais de Pelotas na manhã desta quinta-feira(9). Por videoconferência, o grupo alinhou novas medidas para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A partir da próxima semana a Santa Casa também passa a ser uma unidade referência para o tratamento de Covid-19, além do Hospital Escola da UFPel e do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais – a antiga UPA Bento.
Conforme acerto entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a direção da Santa Casa, o hospital irá, em um primeiro momento, oferecer dez leitos para enfermaria e 6 para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em uma ala específica para Covid-19.
“A Santa Casa será referência para atendimento de doentes que tenham convênio com planos de saúde. Mas existe a possibilidade de expandir esses números e inclusive realizar atendimento pelo SUS, graças ao espaço físico da instituição”, disse a secretaria de saúde, Roberta Paganini, que vistoriou a área disponibilizada pelo hospital.
A direção da instituição informou sobre uma possível ampliação na quantidade de leitos para casos de Covid-19, tudo depende de uma obra estrutural a ser iniciada nos próximos dias.
Mesmo passando a ter mais um espaço para casos Covid-19, a Santa Casa mantém atendimento de pacientes com outras doenças, já que irá isolar a ala destinada aos serviços relacionados à pandemia.
” A nossa proposta é organizar o sistema hospitalar da cidade como se fosse uma rede única, onde se tenha todo o cuidado para que não ocorra contágio entre profissionais da saúde e os pacientes em tratamento para outras enfermidades”, salientou a prefeita.
Leitos
Durante a reunião online, os gestores dos hospitais contabilizaram, junto com a prefeita, a quantidade de leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, em Pelotas. Entre essa quinta e a próxima semana a cidade têm a seguinte capacidade para atendimento:
UTI Covid-19 (casos graves):
6 leitos para convênios (planos de saúde)
16 leitos SUS
total: 22 leitos UTI
Enfermaria Covid-19:
10 leitos para convênios (plano de saúde)
82 leitos SUS
total: 92 leitos de enfermaria.
Também foi feita uma projeção da situação da cidade após a construção do hospital de campanha localizado no ginásio do Sesi e da conclusão de uma obra que está sendo feita nas dependência do Hospital Escola da UFPel, além da chegada de aparelhos, prometidos pelo Ministério da Saúde, capazes de equipar novas UTIs. A expectativa do Poder Público é que, em um mês, o serviço de saúde tenha a seguinte capacidade :
UTI Covid-19 (casos graves):
6 leitos para convênios (planos de saúde)
51 leitos SUS
total: 57 leitos UTI
Enfermaria Covid-19:
10 leitos para convênios (plano de saúde)
248 leitos SUS
total: 258 leitos de enfermaria.
Equipe de profissionais
Na reunião ainda foi confirmada a criação de um comitê gestor para a escala de trabalho nas unidades Covid-19 de Pelotas, já que muitos profissionais serão os mesmos que irão atender nos quatro locais destinados, até agora, para este serviço. Conforme a secretária de Saúde, na próxima segunda-feira (13) técnicos do Município e representantes dos hospitais irão realizar um encontro do grupo que será gerido pela SMS.