Pelotas: Saúde realiza agendamentos de exames ginecológicos pré-câncer

Serão disponibilizados 85 atendimentos para o mês de junho com intuito de contemplar o público com idade entre 25 e 64 anos, principalmente trabalhadoras do comércio e homens transexuais. (Foto: Freepik)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta última semana de maio, os agendamentos para exames de diagnóstico de câncer ginecológico em Pelotas. Serão disponibilizados 85 atendimentos para o mês de junho, com intuito de contemplar o público com idade entre 25 a 64 anos, principalmente as trabalhadoras do comércio e homens transexuais.

O processo é feito pelo Serviço Lótus de Cuidados em Ginecologia da SMS, no Centro de Especialidades (CE), pelo telefone (53) 3222-1426, das 8 às 17h. Os atendimentos de exames pré-câncer são realizados para suprir a demanda reprimida do período da pandemia do coronavírus. Não há o registro do quantitativo, pois não havia uma lista de espera na época. As baixas coberturas na faixa de idade de 25 a 64 anos, para coleta, mostraram a necessidade de prestar o serviço.

O público-alvo de trabalhadoras do comércio foi escolhido, conforme explicou a enfermeira e coordenadora do serviço de Ginecologia e Pediatria do Centro de Especialidades, Cristiane
Quadrado, para dar-lhes a oportunidade de aproveitar seus horários de intervalo para realizar os exames e, os homens transexuais tornaram-se prioridade, para que possam fazer o preventivo e se sentir acolhidos.

“Esperamos acolher a todas que não puderam, de alguma forma, realizar seus exames durante o período da pandemia, seja pelo isolamento, seja pela disponibilidade dos serviços. O objetivo principal é oportunizar acesso a trabalhadoras do comércio central da cidade, mas não será exclusivamente para esse público. Todas serão muito bem-vindas e acolhidas em nosso serviço”, afirmou Cristiane.

O processo de agendamento, ainda de acordo com a enfermeira, é sempre na última semana para o mês seguinte. Em junho, será feito da mesma forma e, assim, seguirá nos próximos meses. Os atendimentos são no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria. 1.428, e o agendamento é pelo WhatsApp do CE, (53) 3222-1426, das 8 às 17h.

O Serviço Lótus de Cuidados em Ginecologia

O Serviço Lótus de Cuidados em Ginecologia da Secretaria Municipal de Saúde foi criado em dezembro de 2022 para atender à demanda reprimida de consultas em ginecologia que aguardava há algum tempo no sistema. No entanto, no decorrer, foi ampliado e, atualmente, conta com outros serviços além da consulta, como o seguimento em exames citopatológicos alterados, cauterização, colposcopia, biópsias, inserção de DIU e implanon.

Todos os serviços são regulados pela Central de Regulação. A partir do mês de junho, como reforçou Cristiane, as coletas de citopatológico serão realizadas por agendamento externo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome