Pelotas: Público pode procurar teste para Tuberculose na quarta-feira (30)

Material informativo sobre a tuberculose da Prefeitura de Pelotas. (Foto: Michel Corvello)

Na quarta-feira (30), a Prefeitura realiza atividade da Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. Entre 9h e 13h, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Getúlio Vargas, à rua Sete, 184, do loteamento, uma equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose estará posicionada para atender pessoas com sintomas respiratórios que desejem realizar o teste para detectar ou não a doença.

Os interessados em fazer o exame devem apresentar documento de identidade e cartão do SUS. A ação é organizada pela Secretaria de Saúde (SMS) por meio da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP).

Conheça o Programa Municipal de Controle da Tuberculose

O Programa Municipal de Combate a Tuberculose (PMCT) é direcionado ao atendimento de pessoas diagnosticadas com Tuberculose, encaminhadas pelos serviços de saúde do Município como as UBSs, Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e clínicas. A equipe realiza uma avaliação e inscreve o paciente no Programa para receber orientações e o fornecimento de medicações para o tratamento.

O Programa atende a população no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1436. O telefone para contato é o (53) 3222 – 5963, com atendimento das 8h às 11h.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Segundo a SMS, o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Há outros sintomas que podem estar presentes, como:

  • Febre vespertina
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento
  • Cansaço/fadiga

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome