Pelotas: prefeita visita Ambulatório Especializado em Saúde Mental

Por atender jovens e adultos, o Ambulatório dividiu o atendimento em dois prédios (Foto: Gustavo Vara)

Na manhã desta terça-feira (31), a prefeita Paula Mascarenhas visitou o Ambulatório Especializado em Saúde Mental. O serviço da Prefeitura, que pertence à Rede de Atendimento Psicossocial (Raps), é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e presta auxílio à população infantil e adulta de Pelotas. O vice-prefeito, Idemar Barz, e a titular da SMS, Roberta Paganini, acompanharam a gestora.

Por atender jovens e adultos, o Ambulatório dividiu o atendimento em dois prédios, que se localizam lado a lado, na rua General Osório, nº 456 e 458. Paula percorreu os locais, ao lado das equipes de profissionais, verificando as construções e pensando em possíveis melhorias a serem feitas, de forma a tornar os ambientes melhores possíveis para receber os cidadãos.

“As casas são muito bonitas e acolhedoras. O atendimento é de extrema qualidade, com uma equipe dedicada. Tenho maior orgulho dos profissionais que trabalham na área da saúde mental do Município. Assim, nós vamos trabalhando e auxiliando a população pelotense”, frisou a prefeita.

Sobre o local

O Ambulatório Especializado em Saúde Mental existe desde 2006 e costumava atender apenas jovens a partir dos 15 anos e adultos no Centro de Especialidades. Já o atendimento ao público infantil era feito pelo Centro de Atendimento à Saúde Escolar (Case).

Em 2020, o serviço foi realocado para a rua General Osório – antiga sede do Case – e passou a abranger toda a população, encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Lá, são tratados pacientes com quadros que são considerados moderados.

Já os pacientes considerados leves são atendidos pela Atenção Primária, nas UBSs, e aqueles com adoecimento mental mais grave nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Os profissionais do Ambulatório ficam responsáveis por encaminhar esses casos aos locais adequados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome