Pelotas: População deve procurar atendimento ao ter sintomas gripais

Crianças em situação de urgência e emergência, inclusive as que apresentarem síndromes gripais voltarão a ser atendidas no Pronto Socorro (Foto: Michel Corvello/Arquivo Ascom)

O outono recém havia começado, quando Pelotas registrou o primeiro caso confirmado de um morador contaminado pelo novo coronavírus. A situação progrediu no inverno, junto com a dúvida da população de quando e aonde ir ao manifestar sintomas gripais, antes considerados comuns neste período do ano. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), alerta para a importância de procurar os serviços disponibilizados pelo Município, quando surgirem os primeiros sintomas gripais. Os atendimentos são encontrados via Dra. Vida, Teleconsulta, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro Covid e UPA Areal.

Conforme a estratégia de enfrentamento à Covid-19 implementada pela SMS, o tipo de atendimento a ser procurado pela população precisa estar de acordo com o grau de gravidade dos sinais de síndrome gripal – coriza, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, febre e falta de ar. Segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, para quem tem dúvidas sobre o que está sentindo e se deve procurar algum atendimento, o primeiro passo é responder o questionário online feito pelo chatbot batizado de “Dra. Vida”, hospedado no hotsite da Prefeitura sobre o coronavírus.

A partir do resultado dessa entrevista virtual, o paciente será direcionado para a Central de Teleconsulta, para o contato via telefone. Desde o início do serviço, prestado por uma equipe de profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais -, já foram realizados cerca de 2 mil atendimentos, e mais 800 entre todo o mês de junho e o começo de julho. O paciente que for diagnosticado com necessidade de acompanhamento presencial será encaminhado, conforme os sintomas, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.

UBSs, Centro Covid e UPA

A secretária Roberta Paganini informa que as UBSs estão preparadas para atender, no turno da manhã, os pacientes com sintomas gripais. Casos mais graves devem procurar a UPA Areal – aberta 24 horas. O Centro Covid permanece com atendimento exclusivamente infantil, também sem fechar, de segunda a segunda-feira. Toda a pessoa com sintomas de síndrome gripal, que buscar uma Unidade de Saúde, passa a ser acompanhada pela UBS, por telefone, a cada 48 horas.

“Ao ter sintomas, procurem o serviço médico. Liguem para a Central de Teleconsulta, busquem uma Unidade Básica. Não esperem chegar a uma situação mais grave, quando a pessoa começa a ter falta de ar. Busquem os serviços, pois eles estão preparados; estão aí para atender a população”, orienta a secretária.

Testes

A gestora da Saúde ainda explica que a procura pelo atendimento também é determinante para a realização dos testes para coronavírus. “Os testes que nós temos apresentam o resultado mais confiável se forem feitos dentro de um determinado período. Conseguimos definir esse período a partir do início dos sintomas. Daí, a importância de o paciente procurar a unidade de saúde ao sentir sintomas gripais”.

Para ser testado, ao chegar na UBS, o paciente deve passar por uma avaliação médica e, se o profissional entender que os sintomas são de síndrome gripal, é determinado o tipo de exame a ser feito: PCR ou teste rápido. “O PCR tem de ser feito entre o terceiro e o sétimo dia dos sintomas. Se a pessoa chegou no quarto dia, o médico vai recomendar que ela faça isolamento e determinará a coleta domiciliar do material para o exame. Se procurou atendimento depois do sétimo dia, será indicado o teste rápido, feito a partir do décimo dia do início dos sintomas. Então, poderá ter que esperar e retornar à UBS”, conclui a secretária

Serviços

Os serviços de atendimento à população com sintomas gripais funcionam da seguinte forma:

Dra. Vida

Chatbot disponível no hotsite sobre o coronavírus. Acesse aqui.

Teleconsulta

· 0800 6485 319 para atendimento pré-clínico e psicológico.

· O atendimento pré-clínico funciona de segunda a segunda-feira, das 8h às 18h.

· O atendimento psicológico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

UBSs

· Turno da manhã, de segunda a sexta-feira. Clique aqui para saber os endereços e horários de funcionamento das UBSs.

Centro Covid

· Atendimento 24h. Endereço: avenida Bento Gonçalves, 4590.

UPA Areal

· Atendimento 24h. Endereço: avenida Ferreira Viana, 2231.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome