Pelotas: Máscaras continuam obrigatórias ao ar livre por mais uma semana

Distanciamento social é uma das medidas recomendadas para evitar o contágio. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou na quinta-feira (17) que o uso de máscaras em locais abertos seguirá obrigatório por, pelo menos, mais uma semana.

Mesmo com o decreto do governo do Estado liberando o uso em ambientes ao ar livre, publicado na quarta-feira (16), a chefe do Executivo explicou que o município possui a Lei Municipal nº 6.819/2020 sobre o tema. Dessa forma, é necessário que a Câmara aprove um novo projeto para a liberação.

A expectativa é que a proposta seja aprovada e sancionada até o final da próxima semana. O anúncio foi realizado após reunião com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia. Após aprovação da mudança legislativa, um decreto será editado para estabelecer as medidas definidas pelo comitê.

“Essa flexibilização acontece porque a realidade que vivemos neste momento da pandemia da Covid-19 é outra, com mais tranquilidade. No entanto, as pessoas precisam compreender que, mesmo diante deste contexto, algumas restrições importantes ainda existem e estão vigentes, então precisamos respeitá-las, como o uso de álcool gel e higienização das mãos, evitar aglomerações e respeitar o uso obrigatório de máscara em locais fechados e em caso de sintomas gripais”, destacou a gestora.

O texto ainda prevê que maiores de cinco anos deverão continuar usando mascaras em locais fechados. Para pessoas com sintomas gripais, no entanto, o uso deverá ser obrigatório em locais abertos e fechados.

Centro Covid será fechado em um mês

Outro anúncio efetuado por Paula foi o fechamento do Centro Covid, localizado na avenida Bento Gonçalves. Entre as justificativas estão a diminuição de fluxo de atendimento no local e o alto custo. O fechamento deve ocorrer em 18 de abril e as demandas serão absorvidas pelas Unidades Básicas de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais e o Pronto Socorro.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome