Pelotas: Mais de 1,3 mil pessoas são vacinadas no Dia do Técnico de Enfermagem

Vacinação no drive para pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos e escolas para 2ª dose dos idosos com 68 anos (Foto: Rodrigo Chagas)

A quinta-feira foi de imunização para idosos e também pessoas com comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação

Nesta quinta-feira (20), data que marca o dia nacional do Técnico de Enfermagem, a mobilização destes profissionais resultou em mais 1.320 pessoas imunizadas contra o coronavírus em Pelotas. Nas escolas, 664 idosos de 68 ou mais receberam a 2ª dose da CoronaVac e, no drive-thru, mais 656 pessoas com comorbidades previstas pelo Plano Estadual de Vacinação e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) por possuírem alguma deficiência permanente, entre 18 e 59 anos, receberam a 1ª dose da Astrazeneca.

Com uma movimentação um pouco mais tranquila, o drive foi a opção do operador em manutenção de eletromecânica, Paulo Soares, de 39 anos, integrante do grupo de comorbidades. Em busca da primeira dose da imunização, ele chegou cedinho, por volta das 6h, e cedo também já estava liberado. “Estava ansioso porque não via o momento de me vacinar, mas como abriu para esse segmento de comorbidades e me enquadrei nos requisitos, consegui fazer. Agora, mais aliviado, é seguir mantendo os cuidados”, comemorou.

Homenagem à data
Neste dia 20 de maio, que marca o fim da Semana da Enfermagem, iniciada no dia 12, e dedicado aos técnicos de enfermagem, teve homenagens durante o drive-thru no Centro Eventos: começou com uma fala de reconhecimento a estes profissionais antes da abertura das atividades e seguiu com almoço e café da tarde.

Um dia bastante especial para a recém-formada na área, Celene Rodrigues, que atua como voluntária no drive de vacinação. “Sou muito grata por ter saúde e disposição pra contribuir com todo esse processo e principalmente grata com cada olhar, com cada gesto de carinho e esperança de dias melhores de todos os que passam por aqui e recebem a vacina. Hoje me sinto imensamente realizada e muito feliz com a escolha desta profissão”, comentou a profissional, que segue estudando e buscando nova formação na área.

A vacinação prossegue: calendário para 2ª dose dos idosos
Drive-thru, no Centro de Eventos, das 9h às 17h
Sexta-feira (21)- 2ª dose para 66 anos ou mais
Sábado (22) – 2ª dose para 65 anos ou mais
Escolas, das 10h às 15h
Sexta-feira (21) – 2ª dose para 67 anos ou mais
Quarta-feira (26) – 2ª dose para 66 anos ou mais
Quinta-feira (27) – 2ª dose para 65 anos ou mais

Confira os documentos que os idosos precisam apresentar
– documento de identidade com foto; e
– carteira de vacinação que comprove a primeira dose.

Vacinação prossegue para grupos especiais
Escolas, das 10h às 15h
Segunda-feira (24) – 1ª dose para pessoas com comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação, e pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC, de 18 a 59 anos
Terça-feira (25) – 1ª dose para pessoas com comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação, e pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC, de 18 a 59 anos

Documentação para pessoas com comorbidades
– atestado padrão confeccionado pela Prefeitura, disponível no hot site do coronavírus. O laudo pode ser obtido nos serviços de saúde públicos e privados. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atestado é emitido no turno da tarde, das 13 às 17h;
– documento de identidade com foto;
– comprovante de residência; e
– CPF ou Cartão SUS.
As pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado padrão da Prefeitura. Será solicitado apenas o comprovante do benefício, que pode ser obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o comprovante no site do INSS.
Já os pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

As escolas são as seguintes:
EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes);
Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro);
EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas);
EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo);
EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal);
EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas);
EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).

Vacinação de acamados com comorbidades
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta sexta-feira (21), ocorrerá a primeira saída da equipe de rotas para a imunização de pessoas acamadas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação. Até o momento, dez pessoas estão cadastradas para receberem as doses. O cadastro para a imunização em domicílio, contra o coronavírus, para o público com idades entre 18 e 59 anos, restritas ao leito e com as comorbidades definidas, segue sendo feito pela página da prefeitura.

Atenção: segue a arrecadação de donativos
A campanha de arrecadação de donativos continua no Centro de Eventos e nas escolas municipais. Além de alimentos não-perecíveis, leite e produtos de higiene e limpeza, os vacinados e seus acompanhantes também podem contribuir com um quilo de ração animal que será destinado ao Canil e Gatil municipais, ou também uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome