O Hospital de Campanha no Ginásio do Sesi já ganha forma no local onde deveriam haver pessoas jogando. A estrutura, que começou a ser montada na quinta-feira (9) já está quase totalmente pronta e até hoje (17) uma equipe do projeto Mão de Obra Prisional (MOP) deverá instalar a parte hidráulica do hospital. O Ginásio do Sesi está localizado na avenida Bento Gonçalves, 4823.
O local contará com 159 leitos de enfermaria, atendendo pacientes adultos e pediátricos do coronavírus que necessitam de acompanhamento, desde que o quadro não demande ocupação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o Hospital de Campanha conta com quatro postos de enfermagem, recepção e um vestiário lateral, dedicado aos profissionais da saúde que poderão tomar banho, trocar de roupa e sair, sem ter contato com a ala dos pacientes.
Segundo a prefeitura, a empresa JN Estruturas, contratada para a obra, deverá finalizar nesta semana a instalação da parte elétrica. A JN Estruturas montou hospitais de campanha em Bagé, Canoas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Tramandaí, Torres e Caxias do Sul.
Entretanto, para garantir o funcionamento, por ser uma obra de alto custo e não planejada, o Executivo conta com a colaboração da população. Na próxima semana, uma lista de doação com materiais para o hospital estará disponível no site Pelotas Pela Vida, que está em fase de criação em conjunto com a Aliança Pelotas, com o objetivo de centralizar as ações de solidariedade durante o enfrentamento da pandemia no município. Capas de colchão de 78 centímetros de largura, travesseiros hospitalares, comadres, toalhas e jogos de lençol são alguns dos itens necessários.
Quem tiver interesse em doar antes do lançamento do site, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na rua Lobo da Costa, 1.764, ou pelo telefone (53) 3284-9508.
Visita da prefeita
A prefeita visitou o Hospital de Campanha na segunda-feira (13) para acompanhar as instalações no local. Segundo ela, no próximo mês, o hospital estará disponível para utilização. “A equipe da Saúde e a da Mão de Obra Prisional estão empenhadas. Logo estará pronta a estrutura do Hospital de Campanha no Sesi. Esperamos que não seja necessário ocupar todos os leitos. Mas, se for preciso, estaremos preparados”, afirma.