A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas recebeu, nesta sexta-feira (17), a confirmação de dois novos casos de Covid-19. Com esses resultados, aumentam para 13 o número de registros de pessoas infectadas pelo vírus Sars-CoV-2, na cidade.
Conforme a chefe da Vigilância, Carmem Viegas, os exames foram analisados por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde (MS) e são relativos a material coletado de duas moradoras do município. Uma delas, cuja idade não foi informada pelo laboratório, está internada em um hospital na capital gaúcha. A outra mulher possui 32 anos e não tem histórico de viagem. “Essa paciente apresenta sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar”, relata Carmem.
O setor de epidemiologia municipal ainda aguarda os resultados de nove (9) exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).
Internados
Dois moradores de Pelotas, com exames confirmados para a Covid-19, estão internados em Porto Alegre. Um deles é o idoso de 71 anos, notificado com a doença ainda em março. O outro caso diz respeito à mulher notificada, nesta sexta-feira (17), à Vigilância Epidemiológica.
Na cidade, existem duas pessoas hospitalizadas com diagnóstico confirmado para a enfermidade provocada pelo novo coronavírus. Uma delas é uma mulher de 61 anos, que esteve em viagem recente ao Nordeste do País. O outro paciente, um homem de 70 anos, está na ala específica para casos de síndromes gripais do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o dia 31 de março. Os dois residem em outros municípios do Rio Grande do Sul.
Há, ainda, uma idosa de 77 anos, internada no HE-UFPel desde o dia 15 de abril sob suspeita de ter sido contaminada pelo vírus.
Isolados e curados
Devido às notificações atualizadas nesta sexta, aumentou para quatro (4) a quantidade de pacientes, confirmados com a infecção, que estão em isolamento domiciliar em Pelotas. O contingente de curados continua sendo de sete pessoas.