Pelotas: após intervenção de vereador e da comunidade, UBS Cohab Fragata volta a ter médico

Vereador Carlos Júnior (PSD) em frente a UBS. (Foto: Divulgação)

Na manhã da última quarta-feira (15) o vereador Carlos Júnior (PSD), em acolhimento a um contato com seu gabinete, esteve na UBS Cohab Fragata para conversar com moradores que utilizam o atendimento de saúde naquela unidade. A reclamação recebida era pela falta de médico, o que ocorre há quase um mês.

Segundo o que foi apurado pelo parlamentar, existia uma médica vinculada ao posto de saúde, que era disponibilizada via Programa Mais Médicos do Governo Federal, e não teve o contrato renovado. Outro profissional foi encaminhado para cumprir agenda em alguns dias, de forma integral, só que não comparece para trabalhar há mais de duas semanas, o que já foi relatado para a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, que por sua vez prepara relatório para notificar o Ministério da Saúde.

O vereador Carlos Júnior (PSD) ouviu depoimentos indignados e comoventes de pacientes que precisam de encaminhamentos com urgência para especialistas e processos cirúrgicos, e de outros na espera de receitas controladas e para retirada de medicação na Farmácia Popular, e sentem-se neste momento, completamente desassistidos.

Outra informação é que desde a mudança das diretrizes do Programa Mais Médicos por parte do Governo Federal, não foi possível a reposição plena dos profissionais na rede de saúde de Pelotas.

Carlos Júnior (PSD) apurou que existia uma articulação para que houvesse o remanejamento de um ou dois médicos de outras unidades de saúde, em turno integral, para atendimento em um ou dois dias semanais, como medida paliativa, fato que passou a acompanhar.

A boa notícia

Um depois da agenda na UBS Cohab Fragata o parlamentar recebeu o contato da Direção da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a confirmação que a partir da próxima semana, em caráter emergencial, às quintas e sextas, a unidade voltará a contar com atendimento médico em turno integral (manhã e tarde), com a pretensão de restabelecer plenamente em breve.

O vereador Carlos Júnior (PSD) ficou satisfeito, contudo muito mais feliz pelos usuários aflitos que encontrou durante sua estada naquela UBS “ nos deparamos com relatos no posto de saúde que nos preocuparam muito, a medida não soluciona, mas minimiza a dificuldade, vamos continuar em diálogo, mas também com cobrança junto à SMS”, afirmou o parlamentar

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome