
A secretaria de Saúde (SMS) divulgou, nesta sexta-feira (21), o boletim atualizado dos casos de dengue em Pelotas. Dos oito casos, dois deles foram considerados importados. Ao todo, 138 casos já foram notificados em 2025 – 112 descartados e 18 em investigação. Dos oito infectados, dois estão hospitalizados. Conforme os dados da SMS, 27 notificações já foram expedidas neste mês, somadas a janeiro e fevereiro, 130 são de casos de moradores de Pelotas e oito de residentes em outros municípios.
Segundo os registros da secretaria, de 1º a 21 de março de 2024, Pelotas registrou 101 casos de dengue no mesmo período.
A Vigilância em Saúde continua com a campanha Deu pra ti – Aqui a dengue não vai se criar. Além de mutirões em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), um carro de som percorre as ruas nas regiões onde há maior incidência de focos para conscientizar a população sobre a necessidade de colaborar para a eliminação de ambientes que favorecem o surgimento de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor.
Focos
Até o momento 482 focos do mosquito da dengue foram identificados, destes 246 no bairro Fragata, 104 nas Três Vendas, 43 no Centro, 36 no Areal, 15 no Laranjal, 4 no São Gonçalo e 34 na Barragem.
Para reduzir a proliferação, a SMS realiza mutirões de aplicação do produto químico Fludora em residências e nos pontos estratégicos, como empresas de ônibus, transportadoras, escolas, UBS’s e na Estação Rodoviária.