Bancos de sangue pedem doações para garantir estoque no Carnaval

Nesta época do ano a tendência é de que haja uma queda de cerca de 20% nas doações de sangue. (Foto: EBC)

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) lançou recentemente uma campanha para movimentar as doações de sangue para evitar a baixa no estoque do banco com a proximidade do Carnaval, período em que há grande demanda.

Segundo a instituição, nesta época do ano a tendência é de que haja uma queda de cerca de 20% nas doações de sangue, o que pode ser prejudicial para a região uma vez que o Hemopel é responsável por atender 23 municípios e três hospitais de Pelotas.

Para garantir que não haja problemas de atendimento da demanda no período, o hemocentro pede para que os foliões façam a sua doação antes de aproveitarem as festas.

O Hemopel garante que os estoques estão regulares, mas que ainda é preciso garantir que os estoques estejam adequados para suprir a necessidade. Todos os tipos de sangue serão bem-vindos e podem salvar vidas.

Não é necessário fazer agendamento prévio para realizar a doação, podendo apenas comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Na Santa Casa de Pelotas, o estoque está abaixo do necessário para todos os tipos sanguíneos, sendo que a reserva de O- e O+ está em considerado estado crítico. Em suas redes sociais, o hospital lançou a campanha Bloquinho do Sangue Bom, para chamar doadores.

É possível fazer a sua doação na instituição de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato através dos telefones (53) 3284-4703 e (53) 99178-6981 (WhatsApp).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome