Audiência na Câmara trata sobre a situação da Santa Casa de Pelotas

Funcionários se reuniram durante esta semana na frente do hospital (Foto: Luciara Schneid/JTR)

Uma audiência pública, hoje (16), às 14h, na Câmara de Vereadores de Pelotas, irá tratar o tema “Todos Pela Santa Casa”, onde será demonstrada a situação do hospital, informou o provedor João Francisco Neves da Silva.

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia chegaram a decretar greve por tempo indeterminado no dia 9 de agosto e uma caminhada na terça-feira (13), mas foram impedidos por uma determinação judicial. Na segunda (12), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Pelotas, Bianca D´Carla, disse que a greve teria sido suspensa em respeito à determinação. “Nós estamos respeitando a determinação, mas os advogados do sindicato já estão buscando formas de reverter esta suspensão”, salientou. Na terça uma nova audiência teria sido realizada, mas até agora o resultado não foi divulgado.

Segundo a presidente, há atrasos nos salários, vale-transporte, parcelamento de férias e outros direitos dos trabalhadores. “Ainda falta pagar 12% dos salários do mês de julho e não há previsão para o recebimento dos salários do mês de agosto”. O hospital tem em torno de mil funcionários que deveriam receber seus salários no quinto dia útil de cada mês. Esta regularidade não vem acontecendo há, mais ou menos, três anos. Segundo os próprios funcionários, muitos estão vivendo de doações e já houve quem teve a luz cortada e ordem de despejo por falta de pagamento.

Se derrubada a decisão judicial, a greve seria imediatamente deflagrada, por tempo indeterminado, até que todas as reivindicações fossem atendidas. A direção do hospital deve se pronunciar durante a audiência pública.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome