A prevenção inicia com o autocuidado integral

AAPECAN Pelotas. (Foto: Ester Caetano/JTR)

Cuidar do corpo, da mente e do espírito para mantermos a saúde, o bem estar e a nossa qualidade de vida, é fundamental para prevenirmos muitas doenças ou, ao menos, reduzirmos a influência dos fatores de risco ao desenvolvimento delas, avalia a supervisora da Psicologia da Aapecan, a especialista em psicossomática, Fernanda Pupe, que defende o viés do cuidado integral quando o assunto é prevenção.

A dica da Campanha da Aapecan para o Outubro Rosa, em cuidados integrais para nos mantermos saudáveis ou mantermos qualquer tratamento com melhores resultados, é cuidar do corpo, da mente e do espírito. Este último que possa ser alimentado de uma vida cheia de sentido e significado.

“Temos um corpo físico, temos nossa mente e seus aspectos psicológicos, e temos a nossa espiritualidade que nos dá sentido à existência. Todos estes fatores influenciam e são influenciados na nossa saúde e também no nosso adoecer. Nenhum dos aspectos desta tríade – corpo, mente e espírito – podem ser negligenciados, pois a nossa saúde depende do equilíbrio dessas instâncias que são interligadas, e uma responde na outra.”

Segundo a profissional, no que se refere a pessoas com Câncer, manter cuidados integrais é de suma importância, considerado como um fator de prognóstico positivo. Ou seja, o paciente por meio de uma equipe interdisciplinar será cuidado sob todos os aspectos tendo resultados positivos no seu tratamento.

Em parte dos centros de referência de tratamento do Câncer, atualmente, nas equipes além dos médicos oncologistas e outros de especialidades afins, atuam enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, capelões, terapeutas de práticas integrativas, etc…, todos com o intuito de acolher e atender todas as demandas necessárias para o paciente manter qualidade de vida durante o andamento do tratamento e assim, prevenir sempre que possíveis sequelas de ordem geral.

Quando se refere ao autocuidado e prevenção do câncer precisamos lembrar que estilo de vida saudável é de extrema relevância. Diga não ao cigarro, beba com moderação, adote uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente, cuide do sono, controle o estresse, cuide dos seus sentimentos e faça exames de rotina. O resultado de
tudo isso será saúde integral, qualidade de vida e longevidade.

Sobre a Aapecan Pelotas
A Unidade Pelotas foi inaugurada em outubro de 2005. É a segunda há mais tempo em funcionamento e a primeira a contar com Casa de Apoio (com capacidade para 22 pessoas). Os usuários são provenientes, além de Pelotas, de quase todos os outros Municípios da Zona Sul do Estado: São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Canguçu, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, Capão do Leão, Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval e Jaguarão. Dispõem de atendimento social, psicológico, grupos de apoio e assessoria jurídica. Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, entre outros, são garantidos mediante avaliação da equipe do Serviço Social. A Unidade oferece também oficinas de artesanato, sessões de Reiki e palestras informativas. Usuários hospedados na Casa de Apoio, além da acomodação, têm acesso a quatro refeições diárias elaboradas por nutricionista e transporte a hospitais e centros de tratamento oncológico.

Sobre a Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende, de forma gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, e março de 2005, outras 13 já foram abertas no Estado do Rio Grande do Sul – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros Municípios, quatro refeições diárias e, na maioria delas, deslocamento aos centros médicos. Nesses 15 anos, a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer, assim como seus familiares, acompanhantes e responsáveis.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome