Prefeitura de Pelotas restabelece trânsito em quatro pontes da zona rural

Grande volume de chuvas prejudicou o aterro das cabeceiras. Foto: Divulgação/SDR

O grande volume de chuvas verificado na última sexta-feira (12) causou danos às cabeceiras de pontes na colônia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), montou força-tarefa para solucionar o problema, restabelecendo o trânsito, de pronto, nos locais atingidos. Quatro pontes tiveram o aterro arrancado pela força das águas.

“O trabalho da Prefeitura, realizado pelas equipes da SDR, é fundamental para a mobilidade na zona rural, para que os moradores e visitantes tenham mais qualidade, conforto e segurança nos seus deslocamentos”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas, referindo-se às providências imediatas.

Locais atingidos

As pontes que tiveram as cabeceiras comprometidas são as seguintes:

  •        Ponte Marta Helena – 7º distrito, Quilombo;
  • Ponte sobre o arroio Quilombo, na Vila Nova (acesso ao Rincão do Andrade) – 7º distrito, Quilombo;
  • Ponte Santa Maria – divisa entre o 5º distrito, Cascata, e o 7º distrito, Quilombo; e
  • Ponte da Prainha, Passo do Pilão – 9º distrito, Monte Bonito.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, lembra que a chuva registrada alcançou entre 150 e 200 milímetros, dependendo da localidade, e explica que sempre que a precipitação é superior a 100 milímetros, em pouco tempo, há estragos em pontes e estradas. Os arroios enchem e a água, muitas vezes, passa por cima da própria ponte, arrastando o aterro.

“Formamos uma força-tarefa, com as equipes da Secretaria, para dar resposta imediata aos usuários das estradas cuja travessia nas pontes ficou comprometida. O trânsito foi restabelecido já nos primeiros dias da semana”, informa Seidel.

A zona rural de Pelotas tem sido contemplada com a substituição de pontes de madeira por bueiros de concreto. Nesta gestão, 50 estruturas passaram pela mudança. Em concreto, a travessia exige menos manutenção e oferece mais segurança. Restam 300 pontes de madeira no interior.

O serviço de manutenção de pontes do Município desenvolve trabalho permanente, seguindo cronograma organizado pela SDR. As equipes que atuam nas estradas também realizam trabalho ininterrupto de conservação, com patrolamento, colocação de cascalho em pontos mais vulneráveis a danos, valeteamento e drenagem.

O lado bom

O secretário salienta que a chuva de sexta-feira foi positiva para recuperação temporária de mananciais, cuja água é utilizada para dessedentação de animais das propriedades. “Em algumas localidades, ainda falta água potável para consumo, e o Município continua abastecendo com caminhões-pipa”, observa Seidel.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome