Pelotas: Prefeitura leva informações sobre turismo rural à Fenadoce

Estande divulga ao público as alternativas de passeios, diversão, esporte, lazer, gastronomia, hospedagem e outros programas junto à natureza nos distritos de Pelotas. (Foto: Divulgação)

Diversificação de empreendimentos, como alternativa para fixação do homem ao campo, valorização dos recursos naturais da zona rural, geração de emprego e renda e incentivo à vocação passada de geração a geração pelos agricultores tem sido base de trabalho e planejamento do Poder Público em relação ao interior do município.

O turismo rural é um dos ramos de empreendedorismo que ganha espaço e, neste ano, a prefeitura montou um estande na Fenadoce, no pavilhão de Agricultura Familiar, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para divulgar ao público as alternativas de passeios, diversão, esporte, lazer, gastronomia, hospedagem e outros programas junto à natureza nos distritos de Pelotas.

“Temos 42 empreendimentos na colônia vinculados ao turismo rural. No estande, realizamos a divulgação, disponibilizando fôlderes e outros materiais informativos, além de imagens para o público conhecer os diversos locais. Há muitas pessoas que se surpreendem com as possibilidades que a zona rural oferece”, destaca o secretário Jair Seidel.

Áreas do turismo rural

Pelotas conta com empreendimentos rurais consolidados na área do turismo, que promovem o potencial de diversos ramos. No material disponibilizado no estande na Fenadoce, há informações detalhadas a respeito de cada local a ser visitado.

Gastronomia – área diversificada, definida por influência das etnias que colonizaram o meio rural de Pelotas, como portugueses, italianos, franceses e alemães. Há restaurantes, cafés coloniais, lancherias e alguns empreendimentos oferecem piqueniques com os principais itens da culinária colonial.

Hospedagem – o interior do município conta com 12 pousadas, das mais simples às mais qualificadas.

Natureza e aventura – parques, trilhas, rotas para ciclistas e motociclistas, arroios e cachoeiras, com destaque para as principais: Arco-Íris, Imigrante, Pegoraro e Paraíso. Uma opção que reúne alternativas diversificadas é o Parque Stone Land, empreendimento rural na Cascata, que conta com infraestrutura para lazer, diversão, aventura e gastronomia.

Agroindústrias – algumas agroindústrias com sede na zona rural agregam-se à condição turística. É o caso das fabricantes de vinhos e sucos, doces caseiros coloniais, queijarias, produtos orgânicos e panificação.

Festas municipais – Pelotas promove, anualmente, cinco eventos vinculados às potencialidades da zona rural. São a Festa Municipal do Morango, o encerramento da Quinzena do Pêssego, a Abertura da Colheita da Uva, a Feira de Bovinos Leiteiros e a Festa e Semana do Peixe e Camarão. Todas são abertas ao público.

“O estande na Fenadoce torna-se um importante canal de divulgação do que a colônia local tem e está ao alcance do público. Fomentar o setor de turismo rural é uma ação prioritária da gestão. Todos os empreendimentos que estão atuando alcançaram boa rentabilidade, melhorando as condições de vida das pessoas. O turismo nos distritos é indutor do desenvolvimento de cada localidade, além de meio de aproximação do campo e da cidade”, observa o secretário, salientando que os investimentos no setor são crescentes e, além dos estabelecimentos existentes, há mais sete em fase de estruturação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome