Pelotas: Domingo é dia da Festa Municipal do Pêssego

Município é o maior produtor de pêssego para indústria do país. (Foto: Michel Corvello)

Diversificada programação está preparada para o público que pretende aproveitar a Festa Municipal do Pêssego, domingo (4), na zona rural de Pelotas, localidade Vila Nova, 7º distrito, Quilombo, a partir das 9h. A entrada é franca, somente com cobrança da taxa de estacionamento, de R$ 10,00 por veículo, independentemente do número de pessoas. Quem preferir poderá optar pelo transporte coletivo, com saída do terminal da colônia, à rua General Neto, em dois horários, às 8h40min e às 13h, passando pela avenida Fernando Osório, com retornos previstos para as 17h10min e 18h.

A organização da Festa Municipal do Pêssego está a cargo da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição, com apoio e participação da Prefeitura, da Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Sebrae, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Região Sul (Cafsul), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e patrocínio do Sicredi.

“A Festa Municipal do Pêssego é o ponto alto da Quinzena, que se iniciou no dia 25 de novembro e se encerrará no dia 9 deste mês. Durante o evento no domingo, haverá a cerimônia de abertura oficial da colheita de 2022, além de atrações para todos os públicos, com destaque para as apresentações artísticas, expositores, gastronomia e produtos coloniais. Será uma grande oportunidade de aproximação da cidade com o campo, de dar o devido e merecido destaque ao produtor, à tradição e ao potencial produtivo de Pelotas”, comenta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

Como chegar no evento

Para chegar na Vila Nova, no local da Festa Municipal do Pêssego, a Secretaria de Desenvolvimento Rural orienta que o condutor, a partir do Centro de Eventos Fenadoce, acesse a BR-392 em direção a Canguçu, percorrendo 19,5 quilômetros.

No Km 90, sinalizado com placa de pontos turísticos (Cantina Ribes, Trilha Jardim, Sítio Panamar e Cachoeira Paraíso), entrar à direita e seguir por sete quilômetros, onde deve dobrar à esquerda, andando mais quatro quilômetros, onde estará sediado o evento, com acompanhamento, em tempo integral, da rainha do Pêssego 2022, Bruna Chagas Félix, e da princesa Jordana Kickhofel da Silva.

Programação da Festa

– 9h – missa na Igreja da Comunidade São Pedro – Vila Nova

– 10h – abertura oficial da colheita na propriedade do produtor Idenilson da Silva (confirmar sobrenome)

– 11h – apresentação Banda Diplomada

– 11h30min – almoço no CCN Raízes da Tradição

– Das 14h30min às 19h – café colonial no salão da Comunidade São Pedro

– 15h – apresentação artística CCN Raízes da Tradição

– 15h30min – abertura oficial do evento, com autoridades

– 16h – concurso melhor pêssego

– 17h – baile com o grupo Querência

– 21h – encerramento com a Discoteca Paradoxo

O que tem na Quinzena

A 9ª Quinzena do Pêssego, aberta no dia 25 e com término previsto para o dia 9, acolhe uma série de iniciativas para valorizar a agricultura familiar, a história, a tradição e o potencial produtivo, que garante a Pelotas a condição de maior produtor de pêssego para a indústria no país.

A Feira Municipal do Pêssego, uma das iniciativas, transcorre no período simultâneo ao da Quinzena, com bancas no Centro e nos bairros, com venda direta do produtor ao consumidor, tanto da fruta in natura como de derivados, como pessegada, geleia, suco, cucas e outros. Saiba onde e quando encontrar o ponto mais próximo de sua casa.

– De segundas a sábados – Largo do Mercado Central

– Segundas-feiras – Terra Nova, avenida 25 de Julho

– Terças-feiras – avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

– Quartas-feiras – avenida Fernando Osório, entrada da Lindoia

– Quintas-feiras – avenida Senador Salgado Filho (Havan)

– Sextas-feiras – avenida Dom Joaquim, esquina rua Gonçalves Chaves

– Sábados – avenida Senador Salgado Filho (Havan)

– Sábados e domingos – Laranjal – avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, esquina avenida Rio Grande do Sul, e nas proximidades do Trapiche

Neste domingo (4), não haverá bancas na cidade. Os produtores estarão na Festa Municipal do Pêssego.

As escolas do Município também marcam presença na Quinzena. O pêssego faz parte da merenda escolar, in natura e em receitas, como a de cuca, de autoria das próprias merendeiras, produzidas para as unidades de Educação Infantil.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome