Pelotas: Colônia Z3 se prepara para receber a abertura oficial da safra do camarão

Para a coordenadora da Associação dos Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas, Adriana Chagas e a extensionista da Emater/RS-Ascar em Pelotas, Joana da Silva, expectativa é de uma boa safra. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

A salinidade da Lagoa dos Patos e o surgimento de larvas de camarão já animam pescadores para a safra, que será iniciada no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 31 de maio. Na data, também será realizada a abertura oficial da safra, no Kiosque da Z-3.

A programação terá ato oficial de abertura com a entrega de licença para pescadores e pescadoras, prevista para as 11h, seguida de almoço com frutos do mar, às 12h.

A coordenadora da Associação dos Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas (AFPA-
Pel), da Colônia Z-3, Adriana Ebersol Chagas, lembra que algumas famílias tiveram dificuldades na pesca em 2022. “Mas esse ano ele está prometendo uma safra melhor que a do ano passado”, comemora, destacando que a perspectiva também é boa quanto aos tamanhos.

A época seca, com altas temperaturas são alguns dos motivos citados para a boa expectativa, que irão beneficiar as cerca de 800 famílias de pescadores no município, que vivem da pesca, além do camarão, da tainha.

Neste aspecto, a extensionista rural e social do escritório da Emater/RS-Ascar em Pelotas, Joana Souza Caetano da Silva, destaca a possibilidade de os compradores irem buscar o produto diretamente com os pescadores, podendo conseguir um melhor valor e ainda contemplar as belezas da Lagoa. “O consumidor ele pode ir na beira da água, olhar e comprar”, destaca. Ela cita ainda que no evento de abertura, é montada uma rede de espera do camarão, chamada de “aviãozinho”, com um pescador explicando como é realizado o processo de pesca, sendo uma forma de conhecer a prática artesanal.

O melhor momento de venda, conforme Adriana, é durante a Semana Santa, quando há aumento da demanda e do preço dos produtos, contando com a presença de cerca de 50 pescadores, incluindo ela, o marido e os dois filhos, de 22 e 31 anos. “Eles gostam do que fazem”, disse.

Para obter mais informações e realizar reservas para o almoço no dia da abertura é possível entrar em contato pelo telefone (53) 98118-9259. No local ainda haverá exposição de artesanato da Associação das Redeiras. O evento é uma realização da Colônia Z3 e da AFPA-Pel, com apoio da Emater/RS-Ascar.

Fórum entre os pescadores
Além da abertura oficial da safra, em fevereiro, a Colônia Z-3 também irá sediar na próxima quinta-feira (26) o Fórum da Lagoa dos Patos, às 14h. O evento é realizado mensalmente, em diferentes locais. Conforme a extensionista, ele nasceu da necessidade de promoção e debate sobre políticas públicas para o setor da pesca, envolvendo todas as colônias de pesca em torno da Lagoa dos Patos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome