Festa Municipal do Pêssego celebra início da colheita da fruta em Pelotas

Festa busca valorizar a produção da fruta no município. (Foto: Arquivo/JTR)

A realização da Festa Municipal do Pêssego em Pelotas neste domingo (26) é um dos pontos altos da safra da fruta no município, com atrações para todos os públicos na Comunidade São Pedro, Vila Nova, 7º Distrito, a partir das 10h. A festividade antecede também a Quinzena do Pêssego, destinada à comercialização da fruta em diversos pontos do município de 1º a 15 de dezembro. Tudo isso reforça a condição do município como maior produtor da fruta no país.

A abertura oficial da colheita, no entanto, foi realizada na quinta-feira (23), em ato simbólico na propriedade do produtor Moisés Teixeira, na Colônia Maciel, Rincão da Cruz, 8º distrito, com a presença de autoridades, instituições envolvidas e agricultores.
Conforme levantamento realizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Pelotas a previsão de colheita, neste ano, será de pouco mais de 23 mil toneladas, com quebra estimada em 41% por questões climáticas, como chuvas e ventos atingindo os pomares.

Pelotas conta com 615 produtores, com cultivo em 3.260 hectares da zona rural, sendo 2.835 hectares com produção de pêssego para indústria e 425 de mesa, cujas principais variedades são Esmeralda, Maciel, Granada e Santa Áurea.

Para celebrar a colheita, a festa deste domingo terá atrações culturais como apresentação do Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição, banda Metais & Cia, Expresso da Vaneira e banda Sul Brass, além do concurso de melhor e maior pêssego e de desfile temático.

O acesso ao local do evento é fácil. A partir do Centro de Eventos Fenadoce, o motorista deve acessar a BR-392 em direção a Canguçu, percorrendo 19,5 quilômetros. No Km 90, deve entrar à direita e seguir por sete quilômetros, onde dobra à esquerda, andando mais quatro quilômetros até o local da Festa. A entrada tem valor de R$ 5 e o estacionamento é gratuito.

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Embrapa, a Emater, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), A Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e a Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul) são apoiadores do evento sob realização da Comunidade, do CCN e do Esporte Clube Vila Nova.

Quinzena do Pêssego
Outro evento do calendário da persicultura no município é a Quinzena do Pêssego, na qual os produtores podem comercializar a fruta em diferentes pontos do município, no Centro e nos bairros. Neste ano o período começará em 1º de dezembro, com solenidade às 11h, no Largo Edmar Fetter, do Mercado Central. O encerramento será no dia 15.

Programação da Festa

– 10h – culto ecumênico e apresentação da banda Metais & Cia

– 11h – abertura oficial

– 11h30 – almoço no CCN Raízes da Tradição

– 14h – apresentação cultural do CCN Raízes da Tradição

– 14h30 – café colonial

– 15h – show Expresso da Vaneira

– 18h30 – banda Sul Brass

– Todo o dia – Parque de diversões para crianças e copa sortida

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome