Na primeira semana de realização das feiras itinerantes em Pelotas, foram vendidos 1.785 quilos de morango. A comercialização, que teve início no dia 19 de outubro, deve se estender até o dia 14 de novembro, com a possibilidade de ser prorrogada ainda por mais dias, conforme a oferta e demanda da fruta. A meta é comercializar 1,5 tonelada por semana.
“Com a não realização da festa este ano, deve aumentar a oferta da fruta e as feiras tornam-se um excelente canal de comercialização tanto para os produtores quanto para os consumidores”, diz o extensionista da Emater, o engenheiro agrônomo, Rodrigo Prestes.
Realizada em bancas padronizadas no Mercado Público de Pelotas e em outros nove pontos da cidade (Residencial Terra Nova, Guabiroba, Big, avenidas Duque de Caxias, Juscelino Kubistcheck, Bento Gonçalves e Dom Joaquim, Laranjal e Parque Una), a feira é promovida e organizada pela Emater e Prefeitura. Participam 13 produtores, mas a cada dia cresce o número de interessados.
As feiras itinerantes são realizadas com o objetivo de oferecer uma alternativa a mais aos produtores para comercializarem os seus produtos. Começam em outubro, com o morango e, na sequência, de acordo com as colheitas, oferecem o pêssego e a uva.
Com 3% da colheita realizada, nas variedades mais precoces, o pêssego passa a ser ofertado a partir dos dias 15 ou 20 de novembro, após o morango. Nos meses de novembro e dezembro ocorre 90% da colheita da fruta.
O casal de produtores Cleia e Delmar Born participou pela primeira vez da feira e segundo eles, a experiência superou as expectativas. “Nós gostamos muito e estamos até pensando em abrir um ponto próprio para venda direta ao consumidor”, conta a produtora.
Na atividade desde 2016, os produtores fornecem toda a fruta para comércios. Com produção em estufas, em que são cultivadas 12 mil plantas, é possibilitada a oferta da fruta o ano inteiro.
Eles participaram, na primeira semana, nas bancas da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e Praia do Laranjal, se surpreendendo com a receptividade dos consumidores.