Feira do Morango de Pelotas encerra-se com mais de dez toneladas vendidas

Prefeitura garante fiscalização no comércio de alimentos, organização do trânsito no acesso e segurança. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A 7ª Feira Municipal do Morango de Pelotas, encerrada no sábado (6), registrou a comercialização de 10.290 quilos da fruta, nas bancas instaladas no Centro e bairros da cidade, pela Prefeitura, Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, para proporcionar a venda direta dos produtores aos consumidores no período forte da safra. Além do morango in natura, foram vendidas 2.117 cucas e 1.275 embalagens de geleia.

A 7ª edição da Feira Municipal do Morango teve como período oficial de 16 de outubro a 31 de dezembro e contou com as vendas prorrogadas até 6 de janeiro, na banca do Largo do Mercado, juntamente, com a comercialização de pêssego.

“As feiras municipais das frutas que têm o cultivo destacado na zona rural de Pelotas, como morango, pêssego e uva, resultado de uma política adotada pelo Município que deu certo, são reeditadas anualmente. Produtores são valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho, divulgando as potencialidades de cada cultura no nosso interior e praticando preços justos. Consumidores saem ganhando pela qualidade e pela oportunidade de adquirir itens produzidos com as próprias frutas, como sucos, geleias, compotas, cucas e outros”, frisa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

As mais de dez toneladas de morango comercializadas no período incluem as vendas dos dois dias, 11 e 12 de novembro, na Feira do Produtor, na Festa Municipal do Morango realizada no Parque de Eventos Morada do Sol.

Idemar considera o volume de vendas como positivo, pois “2023 foi um ano atípico para a atividade primária local, com grandes acumulados de chuvas, mais as ocorrências de ventos e quedas de granizo, que danificam as produções. O morango também sofreu as consequências da adversidade climática. Mesmo assim, a Feira oportunizou comercialização satisfatória.”

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome