Em Pelotas, consumidores podem adquirir pêssegos diretamente do produtor

Feira Municipal do Pêssego (Foto: Prefeitura Municipal de Pelotas)

Começou na sexta-feira (27) e deve se estender até o dia 11 de dezembro, a Feira Municipal do Pêssego, oportunidade em que os consumidores podem adquirir a fruta de qualidade e por um preço mais atrativo, diretamente dos produtores, que irão se revezar em bancas distribuídas em quatro diferentes pontos da cidade. No Mercado Público, os produtores estarão presentes de segunda-feira a sábado e, na praia do Laranjal, aos sábados e domingos. A expectativa inicial é de comercializar em média 300 quilos de pêssego por dia.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, haverá uma banca junto ao Condomínio Terra Nova e nas terças e quintas-feiras, na avenida Duque de Caxias. Em alguns locais, como o largo do Mercado, será possível ainda, adquirir morangos diretamente do produtor, comercialização que teve início em setembro e deve se estender ainda, até o mês de janeiro, pela disponibilidade da fruta o ano inteiro, por ser produzida em ambiente protegido (estufas). A venda do morango, já na sua oitava semana de comercialização tem sido um sucesso, com a venda total da fruta ofertada.

De acordo com o extensionista da Emater Municipal de Pelotas, Rodrigo Prestes, de 80% a 90% da fruta produzida na região é direcionada à indústria. No entanto, há aquelas variedades de polpa amarela de dupla finalidade, como o Sensação e o Granada, que estão em plena produção e por sua coloração, tamanho e sabor são bem aceitos pelos consumidores para consumo in natura. “É uma oportunidade que se abre ao produtor por sua aceitação no mercado e também uma forma de divulgar a qualidade da fruta produzida na região e incentivar o consumo”, diz o agrônomo.

Segundo ele, os pêssegos oferecidos são classificados como fruta especial premium e o preço do quilo é de R$ 5. Junto com estas variedades é possível adquirir também as frutas de polpa branca, estas dirigidas especialmente para mesa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome