Pré-candidato ao governo do RS, Edegar Pretto (PT) promove assembleia popular em Pelotas

Edegar Pretto participa de assembleias populares em regiões do estado. (Foto: Rafael Stédile)

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do Estado cumpriu agenda em Pelotas e região neste sábado (18). O PT forma uma federação com o PV e o PC do B. Ele chegou por volta das 15h no município e participou de assembleia popular conjunta das regiões Litoral Sul e Centro Sul em um ginásio de Pelotas, que contou com a participação de parlamentares, lideranças do partido na região e da comunidade.

Em seu discurso, abordou o apoio ao pré-candidato à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva, a retomada de programas de apoio a áreas como agricultura e criticou o governo de Eduardo Leite (PSDB), que anunciou a pré-candidatura ao Palácio Piratini nesta semana.”Todos nós poderíamos vir aqui falar o que eu estou falando, que o nosso Brasil, o nosso Rio Grande caminhou para trás. Por algum tempo, aquele jovem governador que foi eleito na última eleição, com o aparato da mídia, com aquele personagem bem comunicativo, eles botaram na invisibilidade o sofrimento do nosso povo”, disse. Além disso, citou a reforma trabalhista e a precarização do trabalho, devido à diminuição de renda e o aumento em números da fome. Também abordou a valorização do serviço público, entre outros temas, com a recomposição salarial pela inflação.

Pretto também citou políticas efetuadas pelo governo federal, sob o comando do PT, nas áreas de educação, moradia e investimento na agricultura.

Em seguida, ouviu propostas de representantes de setores da região, como a agricultura, tecnologia e inovação e movimentos sociais, tratando de temas como a inclusão, antirracismo, educação inclusiva, desenvolvimento, inovação e tecnologia, agricultura familiar e a pesca artesanal.

Questionado sobre uma posição união com o PSB, que tem como pré-candidato ao governo do RS Beto Albuquerque, Pretto afirmou que o diálogo está mantido também com outras legendas, como o PDT, que tem como pré-candidato Vieira da Cunha e Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. “Nós, seguindo a orientação do ex-presidente Lula, restabelecemos de novo, nesta semana, uma mesa de diálogo que nós nunca fechamos. A nossa federação foi conversar lá na sede do PSB com a direção do PSB”. disse, citando também reuniões com o PSOL.

Após a assembleia, Pretto realizou uma visita a Fenadoce e participou de plenária em Candiota.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome