Pelotas sedia reunião com governador e prefeitos da Azonasul

Governador Eduardo Leite e Prefeita Paula Mascarenhas em reunião com os prefeitos da Azonasul (Foto: Michel Corvello)

Nesta sexta-feira (23), aconteceu a segunda reunião presencial da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) neste ano. O encontro ocorreu em Pelotas, assim como na primeira oportunidade. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve presente e recebeu solicitações dos prefeitos da região.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, participou da segunda etapa da reunião, que foi precedida por debate sobre temas de interesse da região, no qual o vice-prefeito, Idemar Barz, foi o representante do Executivo pelotense. Durante o encontro, a prefeita destacou o novo Sistema 3AS de monitoramento estadual e a redução nos relacionados à pandemia, além do essencial papel desenvolvido pela Associação.

” Azonasul é muito importante, uma vez que ela proporciona, principalmente, um espaço de troca e comprometimento regional na construção coletiva, sempre priorizando a entrega de demandas e pensando na população” pontuou a prefeita.

Na oportunidade, o andamento do projeto do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Pelotas foi destacado pelo governador, que reforçou a necessidade de uma instituição de saúde desse porte na região. Ele ressaltou, ainda, que 100% das cidades do Estado foram contempladas com emendas parlamentares do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), que estava presente no encontro, e citou o seu compromisso em continuar colaborando com os municípios da região sul.

“A cidade sendo melhor, a vida das pessoas é melhor. O meu governo é municipalista, com projetos e editais voltados às cidades, com o objetivo de dar apoio aos gestores […] O Estado vai ser cada vez mais parceiro dos municípios e continuar fazendo tudo de maneira transparente”, frisou Eduardo Leite.

O gestor estadual recebeu um documento da Azonasul sobre a demanda regional reprimida na área da saúde. Leite se comprometeu em encontrar as respectivas soluções possíveis para cada problema.

Também participaram do evento o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura e deputado estadual, Luiz Henrique Viana; o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; o secretário extraordinário estadual de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles; o deputado estadual Marcus Vinícius Almeida (PP); e o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Cristiano Silva (PSDB).

Pautas debatidas
A primeira parte da reunião foi comandada pelo presidente da Azonasul, Vinícius Pegoraro, quando foram debatidos temas como o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino e a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Regional. O Pacto Pelotas pela Paz foi, inclusive, citado como um exemplo a ser seguido na Zona Sul no que tange à diminuição dos índices criminais.

O avanço da vacinação contra o coronavírus e a flexibilização de protocolos, além da permissão gradual para realização de eventos e retomada da economia, foi outro tópico. Todas as proposições feitas pelos prefeitos foram posteriormente encaminhadas ao governador.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome