Pacto Pelotas pela Paz celebra 4 anos

Evento de comemoração dos quatros anos de implantação da política pública contou com uma série de ações (Foto: Michel Corvello)

Evento de comemoração dos quatros anos de implantação da política pública contou com uma série de ações, na Emef Mário Meneghetti. Durante a ocasião, a prefeita Paula Mascarenhas assinou termo de compromisso para adesão com o projeto Pé de Infância, da Rede Urban95

A manhã desta quarta-feira (11) foi marcada pela celebração dos quatro anos do Pacto Pelotas pela Paz, em um evento que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mário Meneghetti, no bairro Getúlio Vargas, e reuniu todos os responsáveis por construir e manter a política pública que tem contribuído para tornar a cidade cada vez mais segura para os pelotenses. Na ocasião, a prefeita Paula Mascarenhas foi responsável por apresentar uma análise dos indicadores criminais do município, que comprovam a redução da criminalidade e violência a partir da iniciativa.

Em sua fala durante a atividade, a gestora municipal explicou que a comemoração aconteceu em uma instituição de ensino para mostrar que as escolas são os grandes centros de prevenção à violência. Ela agradeceu aos coordenadores dos projetos do Pacto, às forças de segurança da cidade e aos parceiros institucionais, que estão unidos com base na promessa de construção coletiva da paz e geração de oportunidades.

“Todos os índices criminais, tanto de crimes contra a vida quanto os patrimoniais, a partir de 2017, começaram a despencar. Isso mostra que estamos no caminho certo e, ao mesmo tempo, serve como compromisso com o futuro. Isso porque precisamos manter essa queda e realmente fincar a bandeira da paz no nosso município”, destacou a chefe do Executivo municipal.

Paula também assinou a Carta de Compromisso para adesão de Pelotas ao projeto Pé de Infância, construído em parceria com a Rede Urban95, um projeto voltado à primeira infância e que integra o eixo de Urbanismo. “Esse projeto é essencial, já que estimula a mudança de comportamento do município, oferecendo espaços públicos e oportunidades às crianças, além de desenvolver ações voltadas a elas”, defendeu a prefeita.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enviou uma mensagem, que foi veiculada durante o evento. Ele frisou os bons resultados trazidos para a população pelotense a partir da implantação e fortalecimento da política pública, que preza pela segurança de todos, e citou a parceria entre Município e Estado por meio do programa RS Seguro. “Pelotas vai se tornando cada vez mais uma cidade mais humana e mais segura”, comemorou Leite.

Também participaram do evento o vice-prefeito Idemar Barz, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura e deputado estadual Henrique Viana, o presidente da Câmara dos Vereadores Cristiano Silva, a coordenadora executiva e assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz Aline Crochemore, o secretário interino de Segurança Pública José Apodi Dourado, e a diretora da Emef Mário Meneghetti Flávia Spadare Sélmo.

Apresentações e homenagens

Durante a comemoração, foi realizado o plantio de flores, em um canteiro intitulado “Vidas que Florescem”. O ato representou as 181 vidas preservadas a partir da implementação do Pacto Pelotas pela Paz, e teve a participação do secretário de Qualidade Ambiental Eduardo Schaefer e de três alunos da instituição de ensino sede do evento.

Além disso, também foi realizada uma homenagem póstuma à ex-diretora da Emef Mário Meneghetti, Bianca Aires da Silva. A biblioteca do educandário recebeu o nome da professora, que faleceu em abril devido complicações do coronavírus. O guarda municipal, Honório Soares, também foi lembrado durante o evento, pelos seus 25 anos de serviço e contribuição à segurança pública do município.

Durante a celebração, que contou com a apresentação do grupo musical da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), também foram apresentados o site do Pacto e um vídeo produzido a partir de relatos de quatro pessoas que tiveram suas vidas transformadas ao participarem de projetos integrantes do eixo de Prevenção Social. Também foi formalizada a entrega, por parte da secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de uma minuta de projetos na área do esporte que passarão a integrar o Pacto.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome