
A Câmara de Vereadores entregou na noite de sexta-feira (7), dia em que Pelotas celebrou 211 anos, os títulos de Cidadão Pelotense, Cidadão Emérito, Instituição Emérita e Brasão de Pelotas a 20 pessoas e entidades. O evento que contou com a presença de diversas autoridades e da banda da Brigada Militar para executar o Hino Nacional Brasileiro e o hino da cidade foi realizado no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).
A cerimônia é tradicionalmente realizada na Semana de Pelotas, em especial no dia do aniversário da cidade. Dos 21 vereadores, apenas Anselmo Rodrigues (PDT) não fez indicação para receber a honraria.
Após a execução do Hino Nacional deu-se início a entrega dos títulos (confira lista abaixo). Na sequência, os discursos. O primeiro coube ao advogado Rogério Salazar, que recebeu o título de Cidadão Emérito proposto pelo presidente da Câmara, vereador César Brisolara (PSB), o Césinha. Salazar, que falou em nome dos homenageados, se disse feliz e honrado por representar o grupo na noite dos 211 anos de Pelotas e dos 191 do Poder Legislativo municipal. Lembrou que a cidade foi construída por muitas gerações, o que contribuiu para torná-la “bela e pujante”.

“Nas vezes que viajei pelo Brasil levei Pelotas comigo, os doces sabores, lembranças, a cultura, o samba, nossos clubes de futebol, nossas paisagens, nossa Lagoa dos Patos, nosso arroio Pelotas, nossa periferia”, afirmou.
Já a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destacou a diversidade da população – para ela a maior riqueza do município. “É um povo miscigenado, amoroso e acolhedor, que constrói a cada dia mais uma página desta grande história – tenho uma honra infinita de ser prefeita da minha cidade natal”, elogiou.
Reconheceu que ainda há muitos desafios e problemas a superar, embora “muitas vitórias a comemorar, construídas a muitas mãos”.
Conclamou que as divergências (“muito bem-vindas”) sejam tratadas com harmonia e respeito mútuo na busca de soluções para os problemas cada vez mais complexos que as cidades no mundo estão enfrentando.

Representando o governo do Estado, o secretário do Sistema Penal e Socioeducativo Luiz Henrique Vianna enalteceu a proximidade do governador Eduardo Leite (PSDB) com os municípios, e considerou a entrega dos títulos e brasões na noite de sexta um reconhecimento também do povo de Pelotas.
“Não é pouco o que se entrega hoje, são 211 anos de histórias e 211 anos de pessoas, homens e mulheres, que prestam essa homenagem, por isso levem para toda a vida o pouco daquilo que Pelotas lhes dá”, pediu.

Último a falar, o presidente da Câmara optou por um discurso duro em defesa da população negra, que para ele colhe até hoje os efeitos da escravidão que marcou a força de trabalho da Pelotas oitocentista. Justificou ao ressaltar sua origem como cuidador de carro e filho de trabalhadora doméstica, criticou a baixa representatividade deste contingente nos espaços de poder bem como no mercado de trabalho – a quem cabe postos “mais desgastantes” e de menor remuneração, e lembrou do preconceito diário a que negros e negras são submetidos em espaços de convívio, apesar de “termos construído por séculos o que há de especial nesta cidade”.

No entanto, defende que Pelotas tem demonstrado esforços para enfrentar essa dívida. Deu como exemplo um “parlamento atuante e um Executivo determinado a buscar ações para que toda a nossa população tenha vez e voz na nossa cidade”.
Além de autoridades militares, do presidente do Legislativo, da prefeita e do representante do governo do Estado, a mesa que comandou os trabalhos foi composta pelo presidente da OAB Sub-secção Pelotas, Victor Gastaud, pelo presidente da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), Sérgio Cruz Lima, e pelo 1º Secretário da Câmara, vereador Paulo Coitinho (Cidadania).
O pró-reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ezequiel Megiato, o secretário de Governo, representando os demais secretários municipais, Fábio Machado, o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Paulo Beck, o representante da reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Leonardo Betemps, o coordenador regional da Defesa Civil, tenente coronel Márcio Facin, o diretor nacional dos hospitais privados do Brasil, Marco Aurélio Ferreira, e o tenente-coronel Leandro Brandão dos Santos, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Sul, também estiveram presentes, entre outras autoridades.
Homenageados
– Sociedade Esportiva e Recreativa São Geraldo – Instituição Emérita – vereador Anderson Garcia (Podemos)
– Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação – Instituição Emérita vereadora Carla Cassais (PT)
– DJ Micha – Cidadão Pelotense ex-vereador Carlos Júnior (PSD)
– Rogério Salazar – Cidadão Emérito vereador César Brisolara (PSB)
– Alberto Rosa Rodrigues – Cidadão Pelotense vereador Cristiano Silva (União)
– Templo Escola de Umbanda Farol da Lei – Instituição Emérita vereadora Cristina Oliveira (PDT)
– José Ricardo Castro – Cidadão Emérito vereador Dila Bandeira (PSDB)
– Kilombo Urbano Canto de Conexão – Instituição Emérita vereadora Fernanda Miranda (PSOL)
– Rosana van der Laan – Cidadã Pelotense vereador Jone de Souza Soares (PSDB)
– Zé Rocha Lanches – Brasão de Pelotas vereador José Sizenando (União)
– Janete Flores – Cidadã Emérita vereador Jurandir Silva (PSOL)
– Eduardo Cavalheiro Gonçalves – Cidadão Emérito vereador Márcio Santos (PSDB)
– Clube Social e Esportivo Souza – Brasão de Pelotas vereador Marcos Ferreira, Marcola (União)
– Grupo Garagem Solidária – Instituição Emérita vereadora Marisa Schwarzer (PSB)
– João Schmidt – Cidadão Emérito vereador Michel Escalante (Progressistas)
– Liziane Lemos – Cidadã Emérita – vereadora Miriam Marroni (PT)
– Idemar Barz – Cidadão Pelotense – vereador Paulo Coitinho (Cidadania)
– Pedro Bandarra Westphalen – Cidadão Pelotense vereador Rafael Amaral (Progressistas)
– Márcio Rafael Slaviero – Cidadão Pelotense vereador Rafael Dutra (União)
– Fábio Suanes – Cidadão Pelotense vereador Reinaldo Elias (PSD)
Confira galeria de fotos das entregas
Fotos: Roberto Ribeiro e Fernanda Tarnac