O Comandante do 4°BPM, Ten Cel Márcio André Facin, juntamente com o Delegado Regional da Polícia Civil, Márcio Steffens, e o Secretário de Segurança Pública de Pelotas, Samuel Ongaratto, estiveram reunidos nesta sexta feira, (14), no gabinete da Prefeita Municipal de Pelotas, Paula Mascarenhas, a fim de tratarem sobre as ações integradas que tem ocorrido no município.
Diante dos resultados obtidos com a integração, Pelotas tem sido destaque no cenário estadual. A articulação existente entre o programa do estado denominado RS Seguro, que foca na integração, inteligência e investimento qualificado, e o Programa Pacto Pelotas pela Paz, vêm gerando exitosos resultados para a comunidade pelotense.
No mês em que o “Pacto” completou três anos, Pelotas destacou-se positivamente na última reunião denominada pelo governo do Estado como A1 – ao qual é feita mensalmente com a liderança do Governador do Estado, Eduardo Leite, e do Vice Governador, Ranolfo Vieira Júnior, e compreende lideranças que trabalham na gestão da segurança pública dos principais municípios do RS. Na referida reunião são abordados aspectos estatísticos e metodológicos sobre os principais crimes ocorridos no estado.
No que refere-se ao município de Pelotas, considerando-se os Crimes Violentos Letais Intencionais, que compreendem os homicídios, percebe-se que a cidade tem uma das maiores reduções percentuais dos municípios observados mensalmente pelo Grupo de Gestão Estatística em Segurança Pública. Quanto a taxa por 100 mil habitantes, Pelotas é destaque, chegando a ter a menor taxa dentre todos os municípios.
Analisando-se outro importante crime, o roubo a pedestres, mesmo que considerando-se as inúmeras variáveis estatísticas, (anual, semestral ou mensal) Pelotas sempre fica nas primeiras posições no que tange a redução deste índice. No acumulado dos últimos seis meses, Pelotas é a melhor colocada dentre todos os municípios analisados no que refere-se a roubos a pedestres.
Da mesma forma, ao analisar os demais crimes estabelecidos como prioritários pela Secretaria Estadual de Segurança Pública percebe-se que Pelotas melhorou seus índices em todos em todos os indicadores prioritários.
Na reunião foi destacado pelos participantes que se tem muito a comemorar nestes três anos em que a integração se acentuou no município, sendo importante a sua manutenção e aperfeiçoamento continuado para que Pelotas continue propiciando melhor segurança para a sua população.
Além das Operações Integradas, que já é uma cultura estabelecida no município, na reunião foi enaltecida a importância das Operações Saúde para Todos, a qual têm trabalhado de forma integrada com agentes do campo da saúde e voluntários, visando minimizar os efeitos da pandemia do Coronavírus.
Para o Comandante do 4°BPM, Ten Cel Facin, a integração é uma realidade estabelecida, sendo que o sucesso dos resultados obtidos devem ser compartilhados com cada integrante dos órgãos que participam deste processo e com os gestores estaduais e municipais que propiciaram o estabelecimento desta prática da integração por intermédio do Programa RS Seguro e do Pacto Pelotas pela Paz.