Zona Sul passa ter conexão direta com o maior aeroporto da América do Sul

Sob o céu nublado de segunda-feira (17), a chegada do voo G3 1222 ao Aeroporto Internacional de Pelotas (João Simões Lopes Neto) marcou a inauguração de uma conexão direta entre a zona sul do Estado e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior do país e da América do Sul.

Em aproximadamente duas horas é possível estar próximo à capital paulista e ter conexão com diversos pontos do Brasil e do mundo. O governador Eduardo Leite (PSDB) marcou presença no voo, o primeiro da nova rota, acompanhado do presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff. Eles embarcaram às 15h45 e pousaram às 17h45 na Princesa do Sul. Na chegada, houve corte de fita, com a presença da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB).

Corte em fita marcou a inauguração da rota. (Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini)

“Conectando Pelotas à Guarulhos a gente está conectando o mundo à Pelotas e Pelotas ao mundo”, disse Leite. Ele também lembrou que, quando prefeito do município, realizou a requalificação de vias que dão acesso ao aeroporto, como as avenidas 25 de julho, a Leopoldo Brod e a Zeferino Costa. “Estávamos nos preparando para esse momento”, disse. Além disso, destacou os incentivos realizados ao setor por meio do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS).

A tripulação também teve raízes locais, sendo composta por colaboradores oriundos exclusivamente de Pelotas e Rio Grande. O voo foi realizado com um Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

A chefe do Executivo de Pelotas destacou que o voo irá facilitar o acesso para quem tem negócios no centro do país e atrair investimentos privados para a região, além de movimentar o turismo. “Estamos preparados para o que vier, porque temos aqui um ambiente propício aos negócios e acolhedor aos turistas. Isso é uma passagem de ida para um futuro de mais prosperidade, de mais emprego, de mais renda, de mais oportunidades para o nosso município e para a região”, disse Paula.

Evento contou com a presença da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), do governador Eduardo Leite (PSDB), do presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, do vice-governador Ranolfo Júnior (PSDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), da reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, do secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Viana, do vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz (PSDB) e do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Kakinoff destacou que Pelotas tem perfis vastos de clientes para as áreas de lazer, negócios e estudantil, por exemplo. “A aposta da GOL na expansão regional é, de longa data, uma forma de incrementar nossos negócios, contribuir para a geração de riquezas aos estados e regiões envolvidas e, sobretudo, favorecer os clientes da companhia, que passam a contar com mais comodidade e rapidez para chegar aos grandes centros urbanos, com total segurança”, afirmou.

Os médicos Christian Ferreira e Camila Kill embarcaram no voo inaugural para Guarulhos. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

O retorno do avião a São Paulo também contou com a presença de passageiros. Um deles foi o médico Christian Ferreira, que teve Vitória, no Espírito Santo, como destino final e viajou acompanhado da médica Camila Kill. “Pelotas precisava aumentar a capacidade aérea, e a gente consegue, hoje, melhorar para nossas empresas, para nossos pacientes, para o pessoal que vem nos visitar. Pelotas só tem a ganhar com isso”, disse Ferreira.

Viajando a trabalho, a jornalista Mariana Araújo também embarcou para Guarulhos, com destino final em Holambra, interior de São Paulo. Ela conta que sem a conexão direta o tempo de viagem seria maior. “A gente passaria um pouco mais de trabalho indo até Porto Alegre”. O voo de retorno a São Paulo decolou às 19h10, debaixo de chuva.

Viajando a trabalho, Mariana destaca que a rota diminuiu o tempo de deslocamento. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

O trecho tem quatro frequências semanais, de ida e volta. Até o dia 26 de março, as viagens entre Guarulhos e Pelotas ocorrem nas segundas, quartas, sextas e aos domingos, com embarque às 22h50 e chegada às 00h55.

O voo no sentido entre a Capital Nacional do Doce e a cidade paulista ocorre nas segundas, terças, quintas e aos sábados, com embarque às 6h e chegada às 7h50. A partir do dia 27 de março, os voos ocorrerão nas segundas, quartas, sextas e aos domingos, com embarque às 10h15 e chegada às 12h15, no sentido Guarulhos-Pelotas. O trecho Pelotas-Guarulhos tem embarque às 12h55 e chegada prevista para as 14h45.

Relembre

Em 17 de novembro, Kakinoff anunciou quatro novas conexões diretas entre o interior do estado e à capital paulista em evento realizado no Palácio Piratini. Além de Pelotas, Santo Ângelo também terá voo direto por meio de um Boeing 737-700, a partir de 4 de julho.

Em Uruguaiana e Santa Maria, a rota é uma parceria com a Voepass, com uma aeronave cuja capacidade é de 68 passageiros. Na cidade da fronteira, os voos terão início em 5 de abril, e na cidade do centro do estado em 26 de outubro. As cidades se juntam a Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, que já contam com conexão direta.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome