Virada da Habitação será realizado neste sábado (19), em Pelotas e Rio Grande

Evento promoverá debate sobre as condições de moradias. (Foto: Freepik)

Pelotas e Rio Grande receberão, neste sábado (19), a segunda edição da Virada da Habitação, evento que busca debater e sensibilizar a sociedade quanto aos seus direitos de habitação para a população. A ação acontece simultaneamente em várias cidades sendo que, no Rio Grande do Sul, Pelotas, Rio Grande e a Capital gaúcha receberão o evento neste sábado (19).

Na Princesa do Sul o evento terá início às 13h30, no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade está sendo organizada pelo programa de extensão “Sustentabilidade no Habitat Social” do curso de Arquitetura e Urbanismo e ocorrerá na sala 407c. Já em Rio Grande, a edição terá início às 9 horas, na Academia de Samba Nós Jovens, na Rua Humberto Ibrahim de farias, 434, entrada pela Almirante Barroso, no bairro Getúlio Vargas.

“A gente entende que é um dever nosso enquanto arquitetos e um compromisso com a sociedade fazer essa reflexão do ponto de vista do que é a habitação no nosso país […] o apoio da federação vem no sentido de mostrar que a arquitetura está a serviço da coletividade, da sociedade e ela é uma profissão democrática para todos os envolvidos”, destaca a presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas, Andréa dos Santos, entidade apoiadora do evento.

Além disso, ela ressaltou que o debate é essencial para refletir sobre a condição que muitas pessoas enfrentam. “O tema esse ano são os programas habitacionais, a melhoria habitacional e então a gente também tem que pensar na qualidade da moradia da nossa população, principalmente a população mais empobrecida e a população do campo, o pessoal que mora nas periferias das grandes cidades, e ter políticas públicas importantes nesse sentido”, pontua.

Segundo ela, a Virada da Habitação fomenta o debate de políticas públicas locais e realmente gera iniciativas mais eficientes. “Hoje temos vários exemplos de assistência técnica para habitação social que são comentados a partir dessas discussões e como estão sendo realizados o atendimento às pessoas que mais precisam ter o direito à moradia atendido”, completa.

As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=rmg4iKJcV0C1_X6u17uvrsORd5D_tfxJj5MVklOKIs1UN0ZYV1NaMzZXNEo0Sk9HTlBSN0xDQ1RDRS4u

Programação em Pelotas

13h30 – Abertura do evento

14h – Mesa 1 – O papel das instituições de ensino na habitação social. mediação: programa de extensão sustentabilidade no habitat social, da UCPel.

14h45 – Mesa 2 – A luta pela moradia digna. Mediação: Rede His – Rede de Habitação Social de Pelotas.

15h30 – Intervalo

15h45 – Mesa 3 – O poder público e a política habitacional. Mediação: REDE HIS – Rede de Habitação Social de Pelotas.

16h30 – Mesa 4 – A atuação dos profissionais liberais. Mediação: Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP)

17h30 – Debate final

18h – Encerramento

Programação em Rio Grande

9h – Abertura e recepção

9h30 – Início oficina prática para mulheres

12h – Almoço coletivo

14h – Apresentação do evento

14h30 – Roda de conversa 1 Discussão sobre a realidade das moradias nos bairros periféricos em Rio Grande

15h30 – Roda de conversa 2 – Melhorias habitacionais e assistência técnica para habitações de interesse social como meio de proporcionar moradias dignas

17h – Confraternização

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome