Transpocred chega aos 18 anos com muito a comemorar em Pelotas

Cooperativa de crédito especializada no setor de transportes já tem 1,8 mil cooperados no município. (Foto: Álvaro Guimarães/JTR)

A Cooperativa de Crédito dos Empresários e Empregados dos Transportes e Correios do Sul do Brasil (Transpocred) completou 18 anos de fundação em setem­bro. Fundada em Santa Catarina, a cooperativa abriu as portas de sua primeira agência na região, em Pelotas, há seis anos. Atualmente, conta com 1,8 mil cooperados na cidade, sendo a única empresa bra­sileira especializada em atender o ramo dos transportes e logística.

A gerente da agência Pelotas, Viviane Ratzmann Konzgen, explica que o público atendido vai desde o trans­portador até todos os serviços en­volvidos com o setor. “A nossa atu­ação é totalmente voltada para o segmento. Então, a gente entende na prática a necessidade do coope­rado, por exemplo, em momentos de grandes crises, normalmente o transporte é um dos segmentos que mais tem as portas fechadas dentro do sistema financeiro e a cooperativa, por ser segmentada no transporte, entende quais são os desafios do setor e como pode ajudar nestes momentos”, diz.

A pandemia de Covid-19 foi um destes momentos nos quais a Transpocred fez a diferença. No dia 16 de março de 2020, as ati­vidades não essenciais foram suspensas em todo o país dando início a um período e a uma cri­se sem precedentes na história. Em meio a tantas incertezas, ha­via apenas uma certeza: as cargas precisavam continuar a chegar aos seus destinos. Mas com tantas restrições impostas e a suspensão de atividades comerciais e até in­dustriais, o transporte de carga mergulhou em uma crise nunca antes vista com a redução das car­gas em circulação e o aumento de custos. Neste quadro desalenta­dor, os cooperados encontraram na Transpocred o apoio que preci­savam para manter as portas aber­tas e os caminhões rodando.

“No dia seguinte aos decre­tos que restringiam a circulação de pessoas, nossas equipes pas­saram a atuar em home office fa­zendo contato ativo com os co­operados e entregando soluções na prática como uma linha de pos­tergação das próximas seis parce­las a uma taxa de 0,49% com um parcelamento de dois anos. E pa­ralelo a isso, entregamos linhas so­ciais com juros subsidiados para o cooperado ter capital de giro para enfrentar aquele momento de di­ficuldade, pagando fornecedores e a sua folha de pagamento. Isso mostrou na prática que, enquan­to o mercado financeiro conven­cional enxergava o segmento de transporte como possível inadim­plente, a cooperativa foi lá, esten­deu a mão e ergueu o setor”, con­ta Viviane.

A gerente da agência Pelotas, Viviane Hatzmann, explica que o público atendido vai desde o transportador até todos os serviços envolvidos com o setor. (Foto: Álvaro Guimarães/JTR)

Neste ano, quando as chuvas de maio deixaram um rastro de destruição pelo Rio Grande do Sul, a Transpocred novamente estava pronta para auxiliar seus coopera­dos com linhas de crédito com 12 meses de carência e alternativa de repactuação dos contratos tam­bém com carência de 12 meses para a retomada dos pagamentos. O re­sultado foi a consolidação de cen­tenas de negociações e contratos.

A cooperativa que fala a língua do caminhoneiro

Empresário do setor de trans­portes há 30 anos, Paulo Augusto Mota foi o primeiro associado em Pelotas. Na época, junto com ou­tros transportadores, estava esta­belecendo uma cooperativa para o setor na região. Mas ao conhecer a Transpocred, o grupo decidiu apos­tar na incorporação. “O principal di­ferencial com relação às outras co­operativas de crédito é entender a linguagem do transporte, as dores do transportador. Por ser segmen­tada, todos os nossos colabora­dores acabam se especializando no setor dos transportes. Então, a nossa comunicação, as nossas de­mandas são mais fáceis de serem entendidas”, explica.

Linhas específicas incentivam o desenvolvimento do setor

A oferta de linhas de financia­mento específicas com condições adequadas à realidade do merca­do de transportes tem sido uma grande ferramenta de fomento para o setor. Um exemplo disso é o caso do empresário Everaldo Carvalho Born, vice-presidente da Associação dos Caminhonei­ros de Pelotas (Aprocapel), que através da Transpocred, conse­guiu acessar uma linha de fomen­to do BNDES e, agora, se prepara para adquirir dois novos veículos e ampliar o número de caminhões de sua frota de seis para oito.

“A cooperativa oferece uma taxa competitiva, menor do que os bancos tradicionais e uma ca­rência de um ano, isso me enco­rajou a fazer o investimento, pois se consegue fazer o capital ren­der mais e trabalhar melhor usan­do essas condições”, diz.

Ação solidária

Como tradicionalmente acon­tece, o mês de aniversário da co­operativa também é marcado por uma ação social de impacto na co­munidade. Neste ano, a Transpo­cred decidiu arrecadar itens de hi­giene pessoal e limpeza que serão doados para a Casa de Passagem, instituição pública que atende 50 pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social, oferecen­do dormitório e jantar.

As doações devem ser entre­gues no ponto de coleta na agên­cia Pelotas até o final do mês.

A Transpocred é a nica empresa bra­sileira especializada em atender o ramo dos transportes e logística. (Foto: Álvaro Guimarães/JTR)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome