Sesc Pelotas, há mais de 60 anos promovendo atividades de bem-estar e inclusão no município

Entre os diversos serviços, Sesc promove ações voltadas a promoção da saúde e bem-estar, como o Estação Verão, nas praias de Pelotas e São Lourenço do Sul. (Foto: Divugação)

Desde 1956, o Sesc Pelotas vem proporcionando atividades e experiências que vão muito além do lazer em toda a região. O trabalho que começou em um prédio alugado na rua Sete de Setembro nunca parou e, desde 1976 fincou suas raízes na sede própria da Gonçalves Chaves, sempre promovendo atrações de entretenimento, esporte, saúde e inclusão.

Com o objetivo de sempre descentralizar suas atividades, a entidade busca levar boa parte das atrações que promove até os bairros do município. Exemplo disso é a itinerância musical promovida pelo Festival Sesc de Música, que costuma percorrer as ruas e bairros da cidade levando a música clássica. Sempre tão esperado, o evento que coleciona admiradores e talentos já tem seu retorno definido para janeiro do próximo ano após lançamento oficial da 12a edição realizada na terça-feira (4).

O evento também ressaltou o compromisso da entidade com a cultura, consolidado pelo anúncio do projeto Orquestra Jovem do Sesc, que unirá educação musical e inclusão social oferecendo cursos de instrumentos e práticas em conjuntos para adolescentes.

Gerente do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada destaca que um dos grandes eventos ainda a serem realizados em 2023 é a 1a Maratona Sesc de Pelotas, que foi lançada com palestra do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. (Paulo Rossi)

A saúde permanece sendo sempre um dos focos do trabalho da instituição, que conta, inclusive, com estrutura para a prática de atividade física em sua unidade. “O Sesc faz um trabalho legal nessa área de benefícios à comunidade, na área de bem-estar social. Por exemplo, temos aqui uma academia que conseguimos proporcionar às pessoas em geral, o público em geral mas com foco no pessoal trabalhador do comércio e serviço, a qualidade de vida”, explica Luís Fernando Parada, gerente do Sesc Pelotas.

Conforme ele, muitos projetos organizados pelo Sesc perduram há décadas, um deles é o Estação Verão. “Já fazem quase 20 anos que a gente faz esse projeto na praia do Laranjal, nas praias de São Lourenço do Sul, é uma história bem longa que realmente contribui para o bem-estar social da comunidade”, conta.

As atividades do Sesc são planejadas para serem acessíveis a todas as idades, tendo ainda grupos específicos que organizam as próprias ações. “A gente faz jogos na região, jogo de futebol, corridas de rua, tudo isso promove a qualidade de vida para as pessoas, a gente também tem um grupo da terceira idade, o Maturidade Ativa, onde a gente tem 100 integrantes no grupo, e a gente realmente tem um cuidado com o pessoal e as pessoas se sentem muito bem em estarem conosco nas atividades que proporcionamos”, diz.

E a participação da comunidade não poderia ser melhor. Onde há tendas com atuação do Sesc sempre há aglomeração do público que quer desfrutar das ações. “A comunidade participa intensamente das atividades que o Sesc propõe, a gente fica muito feliz porque realmente é de interesse da comunidade, para essa questão de saúde, bem-estar, participar das nossas atividades”, garante Parada.

Para este ano, a agenda do Sesc ainda conta com um grande evento que movimentará pelotenses e corredores de toda a região. “Um dos grandes eventos que nós estamos preparando é a 1a Maratona de Pelotas, que vai ser em 15 de outubro”, pontua.

O lançamento foi realizado em maio, com a presença do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Em um formato diferenciado, os interessados poderão se inscrever em trajetos específicos dentro do percurso total, podendo optar pelos 42 km, 21 km, 10 km ou 5 km, além da caminhada de 4 km. Atletas cadeirantes ou com deficiência visual também podem se inscrever garantindo ainda desconto mediante laudo médico. As inscrições permanecem abertas até as 18h do dia 5 de outubro de 2023 ou até atingir o limite de inscritos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome