Semana de Pelotas começa nesta quinta-feira (1º)

Município terá programação comemorativa aos 209 anos. (Foto: Divulgação)

No dia 7 de julho o município de Pelotas completa 209 anos. Para celebrar a passagem da data, a Prefeitura organizou mais uma Semana de Pelotas, que começa nesta quinta-feira (1°) e se estende até 7 de julho – dia do aniversário da cidade. Ao longo destes sete dias vão ocorrer mais de 80 atividades – quase todas virtuais, devido à pandemia do novo coronavírus – entre exposições, vídeos artísticos de música, dança, fotos e homenagens, lançamentos, inaugurações, oficinas e eventos (feira, missa, mostra musical, entre outros.). Acompanhe a programação (abaixo).

Dentro da diversificada programação, vários setores do Poder Público promovem atividades. Confira:

No dia 2 de julho, às 11h, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) fará o lançamento online do Portal do Turismo (http://www.pelotasturismo.com.br) e o Parque Tecnológico/Sdeti promoverá uma oficina online, o “Robopel 209 – Música e tecnologia através dos apps”, pelo Canal Robopel, no Youtube.

Ao longo de toda a semana o Museu da Baronesa fará uma exposição virtual “Coleção de Cards mostrando a propriedade antes de se tornar museu”, que ficará 24 horas disponível no Instagram do museu (www.instagram.com/museudabaronesa).

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) promove o “Projeto #TaNaRede” pelo Youtube e “Contação de Histórias sobre Pelotas”, no Canal Smed Pelotas, no Youtube. O Retrate (Reabilitação, Trabalho e Arte), da Secretaria de Saúde (SMS) irá disponibilizar a Oficina “Patch Aplique – Cactos”, pelo Facebook ( https://www.facebook.com/watch/?v=696083627618450)

Outros destaques
Nesta quinta-feira (1º), às 19h30min, haverá o Ato de descerramento do Adesivo Demarcatório da Tradição de Matriz Africana e Afrodiaspórica, no centro do Mercado Central. O evento organizado pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas será restrito a convidados, para que sejam respeitados os protocolos no que se refere à pandemia Covid-19. Logo depois, às 20h, haverá “Live de lançamento do projeto de restauração da Torre Sul da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula”, com transmissão pelo Facebook da Catedral (https://www.facebook.com/catedralpelotas), em uma parceria com Perene Patrimônio Cultural.

No dia 5 de julho, às 10h, na sala Frederico Trebbi, no Salão Nobre da Prefeitura, uma solenidade restrita a convidados irá registrar o Tambor de Sopapo como Bem Imaterial da cidade de Pelotas.

Na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula haverá uma Novena, às 17h30min do dia 3, e uma Missa Festiva, às 10h30min do dia 4.

A Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) também preparou uma exposição especial em homenagem à Pelotas, com vídeos, texto e fotos de Paulo Rossi, que também assina a curadoria. “O Retratista de Satolep – Duas décadas de fotografia em Pelotas” ficará disponível no site da BPP (http://www.bibliotheca.org.br/museu).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome