Projeto pretende fomentar turismo na Costa Doce Gaúcha

A apresentação foi conduzida pela gestora de projetos do Sebrae, Jussara Argoud. (Foto: Stéfane Costa/JTR)

Com o objetivo de promover a região e capacitar empreendimentos, o Sebrae realizou oficialmente o lançamento do projeto Experimente a Costa Doce Gaúcha para fomentar o turismo na rota composta por 33 municípios. A coletiva de divulgação ocorreu na terça-feira (1º), na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul, em Pelotas, reunindo membros do setor, imprensa e influenciadores digitais.

Iniciando por Guaíba, o roteiro segue até o Extremo Sul gaúcho oferecendo opções de ecoturismo, turismo rural, gastronômico, histórico e cultural e inclusivo.

A gestora de projetos do Sebrae, Jussara Argoud, foi a responsável pela apresentação que tratou sobre o projeto de promoção da região como um produto turístico. “Ao longo desses anos a gente teve vários projetos na região para qualificar as micro e pequenas empresas, não só qualificar mas criar novos negócios. A gente trabalhou na formatação de novos roteiros turísticos na região, nós trabalhamos para a abertura de novos negócios no turismo, hoje nós temos vários municípios com roteiros formatados”, disse.

Um dos exemplos de qualificação e expansão de negócios feita pelo Sebrae ocorre na Capilha, no município de Rio Grande, onde empreendimentos têm recebido orientação especializada para receber a quantidade de turistas que aumenta a cada temporada.
A iniciativa reforça o potencial turístico da região, que impacta diretamente na economia dos municípios. “Hoje nós temos o setor do turismo como o segundo prioritário para o desenvolvimento econômico da região depois do agronegócio”, destacou Jussara.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella destacou o crescimento apresentado pela cidade em comparativo com 2019. No período em questão, a Princesa do Sul apresentou uma variação de 80,3% no total de turistas e excursionistas que passaram pelo município. “Ter um fluxo desse tamanho todos os dias na sua cidade é uma coisa extremamente importante”, pontuou.

Diversos roteiros estão espalhados por toda a Costa Doce e serão beneficiados pelos recursos implementados pelo Sebrae. A proposta é que as opções turísticas sejam cada vez mais formalizadas na região, contando com opções de pacotes, sinalização e mais informações para os potenciais visitantes. O projeto tem como missão ainda promover um maior diálogo entre as agências de turismo, para que estas conversem entre si e articulem pacotes turísticos.

No encontro também foi destacada a ampliação de ofertas de voos no aeroporto de Pelotas como um dos principais fatores que devem fomentar ainda mais o potencial turístico de toda a região. Para promover o projeto, o Sebrae realiza diversas ações de divulgação em eventos como a Feira Ugart de negócios turísticos, na capital gaúcha, a Fenadoce e, em novembro, o Festuris em Gramado. Há um catálogo com os roteiros, que é distribuído para divulgação e um vídeo promocional, que pode ser conferido no site https://bit.ly/45dY3VO. Em breve, um site também deverá reunir informações sobre o projeto.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome