
Um programa lançado nesta segunda-feira (29), irá oferecer 510 vagas em cursos profissionalizantes para pessoas em vulnerabilidade social de Pelotas, atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa será promovida por meio do Capacitar Pelotas.
Com investimento de quase R$ 400 mil em recursos federais, a ação disponibilizará 23 cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O secretário Municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen, destaca que o programa é uma oportunidade para que a população que já integra programas elaborados pela pasta possam desenvolver novas habilidades e ter acesso ao mundo do trabalho. “A gente precisa dar alta para o nosso paciente, a gente precisa ter início, meio e fim. E entendemos que esses cursos de capacitação são a ferramenta para que essas pessoas possam ter essa dignidade de volta, se recuperar, que elas possam deixar de ser dependentes do sistema e andas com suas próprias pernas”, disse. A expectativa é que uma nova rodada de vagas seja ofertada no segundo semestre, totalizando 1,2 mil vagas oferecidas pelo programa em 2023.
O Programa já havia sido implementado em 2015. A retomada, segundo ele, estava sendo debatida desde o ano passado e surgiu para atender uma recebida pelos trabalhadores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) segue a mesma linha. Em seu discurso, ela repetiu uma fala já dita em outras oportunidades. “A gente tem que, mais do que dar o peixe, ensinar a pescar, para que as pessoas ganhem autonomia”, afirmou. Para ela, o papel do Poder Público é importante para dar assistência às pessoas nos períodos de necessidade, mas é preciso fomentar iniciativas que contribuam para que elas tenham autonomia para definirem o futuro.
Conforme o secretário, foram escolhidos cursos que apresentam demanda de trabalhadores no município, para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho, ou empreender, com 14 capacitações no Senac e nove no Senai.
Somente no Senac Pelotas, serão 350 vagas. O diretor Tiago Radmann destaca que a parceria irá favorecer a experiência em capacitação profissional da instituição, com cursos que irão contribuir para um público que busca uma chance no mercado de trabalho. O gerente de operações do Senai Pelotas, Leandro Ferreira também salienta a relevância da iniciativa e cita a oportunidade em ter o diploma de uma instituição mais de 80 anos de trabalho da instituição em prol do ensino técnico no país.
Inscrições
As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (5), e vão até o dia 15. O início das aulas está previsto para o dia 30, com uma aula aberta. As ações são destinadas para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com 15 anos ou mais e que saibam ler e escrever. A pasta disponibilizará transporte e alimentação. As inscrições serão realizadas diretamente nos CRAS. É preciso apresentar cópia de RG e CPF e possuir cartão do transporte coletivo.