
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), dá andamento ao processo de desinterdição de imóvel e sistema viário do entorno da unidade do supermercado Paraíso destruída pelo incêndio de grandes proporções na madrugada de sábado (15). O que restou do prédio localizado na esquina das ruas Dom Pedro II e Alberto Rosa, área central do município, passará por um processo de demolição tão logo a perícia seja concluída.
De acordo com o titular da Seurb, Otávio Peres, dois pavimentos do prédio de apartamentos residenciais pela rua Dom Pedro II, que haviam sido parcialmente interditados, foram liberados para reocupação dos moradores na terça-feira (18). A medida foi possível após a consolidação da estrutura que permaneceu de pé por uma empresa de engenharia. O sistema de gás central do condomínio, que precisou ser desativado, foi reinstalado. Foi reduzida também a área de interdição de todo o trecho da rua Dom Pedro II, entre Almirante Barroso e Alberto Rosa. O movimento de pedestres na calçada adjacente ao prédio continuará restrito até a consolidação das paredes remanescentes, com a colocação de tapumes.
A interdição do sistema viário para o trânsito de veículos também foi reduzida. Está em apenas uma via, tanto na rua Alberto Rosa como na Dom Pedro II, na área circunscrita ao imóvel atingido pelo fogo.